Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Aplicação do Lean Thinking ao processo de distribuição da farmácia do Hospital da Luz

Autor
Alves, Ana Catarina Rufino
Resumo
pt
A prestação dos cuidados de saúde é essencial e deve ser disciplinada e rigorosa. A gestão de medicamentos, produtos farmacêuticos e dispositivos médicos deve ser praticada eficientemente, baseando-se numa perspectiva de criação de valor, adoptando uma filosofia intitulada Lean Thinking que será aplicada ao processo de distribuição efectuado numa farmácia hospitalar e que constitui o objecto de estudo deste projecto. Este processo tem consequências visíveis sobre a qualidade dos serviços prestados aos doentes, pacientes, utentes e clientes. A metodologia adoptada baseia-se num projecto empresa, ou seja, na utilização de um Hospital como objecto de estudo, neste caso os Serviços Farmacêuticos do Hospital da Luz, através da realização de um estágio na sua farmácia hospitalar. Este tem como objectivo a implementação de uma filosofia, o pensamento lean, para identificação de desperdícios inerentes ao processo de distribuição de medicação e, por sua vez, a criação de valor, através de propostas de melhorias para mitigação ou eliminação completa dos desperdícios identificados. Para isso são utilizadas algumas ferramentas, nomeadamente o mapeamento do processo referido, através de observação directa e por esclarecimento de questões colocadas aos recursos humanos da farmácia hospitalar. As ilações que se retiram, revelam que o processo de distribuição efectuado pelos Serviços Farmacêuticos deste Hospital é influenciado por diversos agentes que causam desperdício, principalmente os tempos de espera, o movimento desnecessário e o processamento inapropriado. Para finalizar, são apresentadas algumas alternativas de curto e de longo prazo, que estes serviços poderiam abraçar, caso queiram criar valor e incrementar a eficácia dos seus processos.
en
The provision of health care is essential and must be disciplined and rigorous. The management of medicines, pharmaceuticals and medical devices should be practiced efficiently, based on a perspective of value creation by application of a philosophy named Lean Thinking, which will be applied to the distribution process performed in an hospital pharmacy and that is the subject of study of this project. This process has visible consequences on the quality of service for patients, clients and customers. The methodology is based on a project company, in other words, is based on the use of the Pharmaceutical Services as an object of study, through the completion of an internship. This aims to implement a philosophy, lean thinking, to identify the inherent waste in the medication distribution process, so that is possible to create value through the improvement proposals, for mitigation or complete elimination of identified waste. Some tools are used for this, especially the mapping process, through direct observation and clarification of questions by the human resources of the hospital pharmacy. The conclusion shows that the distribution process conducted by the pharmaceutical services, is influenced by several agents that cause waste, particularly: waiting times, unnecessary movement and inappropriate processing. Finally, some solutions that these services could embrace for short and long term are presented, if they want to create value and increase the effectiveness of its processes.

Data

18-fev-2013

Palavras-chave

Waste
Lean thinking
Desperdício
Reengenharia de processos de negócio
Processo de distribuição
Business process reengineering
Distribution process

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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