Título
Desenvolvimento estratégico de uma central de produção: o case study Film Brokers
Autor
Fernandes, Maria Ana Fragoso Zagalo
Resumo
pt
Num mundo actual dominado por uma feroz competição, a definição de uma estratégia
empresarial clara e coerente é um factor decisivo para o sucesso de qualquer organização. O
presente trabalho tem como objectivo, partindo da análise de um caso de estudo concreto,
fazer a apresentação das principais ferramentas disponíveis para a definição dessa mesma
estratégia e para a sua certificação.
O trabalho está dividido em duas partes distintas: Caso de Estudo e Nota Pedagógica.
Em relação ao Caso de Estudo, que ocupa um segmento de consultoria no vasto mercado da
publicidade, são apresentadas e analisadas as condições gerais desse mercado, bem como a
Film Brokers e toda a respectiva envolvente, com especial incidência nos clientes e nos
concorrentes. Todos os elementos contidos nesta primeira parte foram recolhidos junto de
empresas especializadas no mercado e na comunicação social (entrevistas).
No tocante à nota pedagógica, é feita uma introdução aos seus objectivos, bem como uma
revisão da literatura referente às ferramentas de definição estratégica. Segue-se-lhes a
resolução, na qual é feita a aplicação dos modelos considerados mais adequados às
especificidades do mercado e às condições da empresa. Estes elementos foram recolhidos
junto de referências bibliográficas já existentes. Os resultados da aplicação dos modelos
apontam para ajustes nos caminhos escolhidos, de forma a potenciar os factores críticos de
sucesso da empresa. Contudo, e de uma forma geral, confirmam as opções já tomadas.
en
In a World ruled by hard fierce competition, defining a clear and consistent business strategy
is an essential step to any company’s success. This study analyses a particular case a way to
present the main available tools for the definition of this strategy and for its certification.
This study is divided in two parts: the Case Study and the Pedagogical Note.
The Case Study refers to the consultancy firm Film Brokers working in the vast
communication and advertisement Market: an examination of the general conditions of the
market is made, as well as an analysis of the firm and its business environment, namely
customers and competitors. All this information was collected from companies working in the
same market area and from media sources (interviews).
The Pedagogical Note includes and introduction about its aims, followed by a review of the
literature focused on business strategy definition tools. The resolution that follows consists of
the application of some of those tools to the analysis of the case study. The models applied
show the need of small adjustments in the strategic paths choses by Film Brokers in order to
maximize the main competitive advantages.
However, in a general way, they confirm the strategies already adopted.