Título
Aplicação do “Performance Prism” como modelo de orientação e monitorização estratégica: um estudo de caso aplicado ao Grupo Porto Bay Hotels
Autor
Correia, Ricardo Jorge de Castro
Resumo
pt
Num mercado global e altamente concorrencial, a monitorização e análise integrada da
performance estratégica é essencial para que as organizações atinjam os seus objectivos,
alinhando as operações do dia-a-dia com a estratégia corporativa da organização.
Tradicionalmente as praticas de gestão e de análise da performance são na grande maioria
orientadas e baseadas em indicadores derivados de informação contabilística e financeira,
limitando a leitura e análise a factos passados e com uma visão de curto prazo.
Neste contexto de uma realidade actual, propomos aplicar a uma organização hoteleira em
expansão um modelo de análise e medição de desempenho. Denominado de Performance
Prism, o modelo defende que a monitorização da performance nas organizações deve sempre
partir de objectivos estratégicos, resultado de um alinhamento entre os interesses de todos os
stakeholders da empresa.
Assim o Performance Prism, com uma orientação clara para os intervenientes em toda a
cadeia de valor, encoraja os gestores e administração a considerar no seu processo de
formulação de objectivos e de prossecução de estratégias associadas os factores de satisfação
e contribuição desses mesmos stakeholders.
O objectivo do trabalho será então o de estabelecer uma grelha integrada de medição da
performance estratégica para o Grupo Porto Bay aplicando os princípios de Performance
Prism, utilizando para isso todas as fontes de informação disponíveis na organização. Assim e
utilizando o principio da não interferência com a realidade observada pretendemos, através de
um processo de colecta, leitura, análise e sistematização da informação recolhida na
organização, procurar explicitar como pode uma organização particular orientar a sua
informação para monitorizar o seu desempenho dando assim aos gestores uma ferramenta
sólida de apoio á decisão.
en
In a demanding and global market, monitoring and analyzing strategic business performance
in a continuous and integrated manner is essential for enterprises to achieve excellence, and to
better align daily operations with long-term strategies.
Traditionally business performance is based on financial and accounting indicators, normally
focused on past actions within short term orientation.
In this context we propose to apply to a hotel group called Porto Bay Hotels an integrated
measurement system called Performance Prism, which highlights that performance
measurement should be the result of strategic objectives defined by organization, in a way
that aligns managers and stakeholders interest.
The Performance Prism, with its comprehensive stakeholder orientation, encourages
managers to consider the wants and needs of all the organization’s stakeholders, as well as the
associated strategies, processes and capabilities.
The final propose is to build for Porto Bay Hotels a guideline using the Performance Prism
Model, nurturing the capabilities for monitoring strategic goals and aligning it throughout all
organization levels, using and organizing all the source data and information available in this
organization and therefore providing a solid management tool for decision making.