Título
A tatuagem como profissão: um ofício tornado arte?
Autor
Oliveira, Ana Mónica Palinhos
Resumo
pt
Pretende-se com o presente estudo desenvolver a temática sobre o universo da tatuagem, não na sua vertente de consumo, sinal de identidade individual e de afiliação grupal, mas sim, analisando de que forma este universo se tem profissionalizado e como o corpo se tem “artisticizado” nas sociedades contemporâneas, estudando os tatuadores enquanto artistas e enquanto profissionais dotados de uma cultura profissional que lhes é própria.
Este estudo recorreu a uma metodologia de natureza qualitativa, tendo sido contemplada a abordagem etnográfica. O tempo de permanência no terreno foi de aproximadamente seis meses, tendo sido o campo etnográfico composto por estúdios de tatuagens tanto implantados na cidade de Lisboa como em zonas periféricas, e a visita à convenção nacional de tatuagem – Tattoo and Rock Festival. Foram realizadas entrevistas semi-directivas a tatuadores donos de estúdios e tatuadores a trabalhar por conta de outrem. Foram igualmente realizadas entrevistas a agentes do campo das artes consagradas, tais como galeristas, críticos de arte e professores de Belas-Artes, com o intuito de se perceber como a tatuagem e os tatuadores são vistos nesse campo das artes por agentes que o legitimam.
O processo de passagem da clandestinidade para a visibilidade, tem permitido a legitimação da profissão de tatuador e o reconhecimento da tatuagem como objecto artístico dentro do Art World Tattoo. Contudo, a profissão ainda se encontra em processo de consolidação, contando os tatuadores com estratégias de profissionalização para melhorarem a sua condição. As tatuagens estão se a tornar obras criativas, fruto da imaginação e da sensibilidade de tatuadores e tatuados, alcançando o estatuto de obra de arte e o seu produtor sendo reconhecido como tatuador artista no seio da comunidade.
en
Through the present study, it is intended to develop the topic of tattoo’s universe, not in its vector of consume, signal of individual identity and group affiliation, but rather in analysing in which way this universe has been professionalized and how the body has been artisticized in contemporary society, by studying the tattooists as artists and professionals enriched of a professional culture that is very unique.
This study has used a qualitative methodology, by contemplating an ethnographic approach. The time of permanence in the field was approximately of six months, having the ethnographic field been composed by tattoo studios implemented in the city of Lisbon and peripheral zones and also the visit to the national tattoo convention – Tattoo and Rock Festival. There were conducted semi-directive interviews to tattoo studio owners and dependent tattooists. There were also conducted interviews to agents in the field of consecrated arts, such as gallerists, art critics and professors of Fine Arts, with the main purpose of understanding how the tattoo and the tattooists are perceived in the field of arts by the agents that legitimate that field.
The process of the passage of clandestinity to visibility has allowed the legitimization of the profession of tattooist and the recognition of the tattoo as an artistic object inside the Art World Tattoo. However, the profession is still in a process of consolidation. The tattooists have been using professional strategies in order to improve their condition. The tattoos are becoming creative works, as a result of imagination and sensitivity of tattooists and tattooed, reaching the masterpiece status and the creator the tattoo artist status within the community.