Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos
Título

Trabalho em equipa: desenvolvimento de competências na Heidrick & Struggles

Autor
Teixeira, Filipa Alexandra Araújo
Resumo
pt
O presente projecto tem como principal objectivo analisar o trabalho em equipa como competência transversal no mercado de trabalho e estudar todas as competências necessárias para que seja eficaz e uma mais – valia para as organizações actuais. Autores como Kozlowski, McGrath e Hackman definem trabalho em equipa, dois ou mais indivíduos que interagem socialmente numa organização, que desenvolvem tarefas de forma interdependente e com objectivos comuns, descrevem os diferentes tipos de equipa, os processos de trabalho, a constituição viável, a duração média e alguns problemas sociais que ocorrem, como o free-riding. Apresentam ainda algumas competências preditoras de elevada performance, como motivação, aprendizagem, liderança, comunicação interpessoal, gestão de conflitos, tomada de decisão, cooperação, coordenação, clima e coesão de equipa, que são analisadas na consultora Heidrick & Struggles Portugal. Para compreender o trabalho em equipa e desenvolver esta competência, foram entrevistados os três responsáveis máximos da empresa, os dois partners e o principal, que referiram como principais factores de eficácia a liderança, coesão de equipa, comunicação interpessoal e motivação Desta escolha apenas a coesão de equipa, o espírito de partilha e entreajuda, foi visto como um ponto forte das equipas da empresa, e em oposição a iniciativa foi considerado um factor a ser melhorado. Para a evolução de todas as competências menos desenvolvidas nas equipas da empresa são propostas algumas medidas a implementar, como coaching, actividades de teambuilding e cursos de formação específicos.
en
The following project have a main goal to analyze team work as transversal ability at labor market and study all the needed abilities to be effective and a added value for the current organizations.Authors such as Kozlowski, McGrath and Hackman define teamwork, two or more individuals that interact socially in a organization, develop tasks in a independent way, with common goals, describe the different types of teams, work processes, viable constitution, the average time (average length) and some social problems that occur, such as free-riding. They present some high performance predictor abilities, such as motivation, learning, leadership, interpersonal communication, conflict management, decision-making, cooperation, coordination, environment and team cohesion, who are analyzed at Heidrick & Struggles Portugal consultant. To understand team work and develop this skill, three of the high positions of the company were interviewed, two partners and the principal, who referred as main factors of leadership and efficiency, team cohesion, interpersonal communication and motivation. From this choice only team cohesion, sharing spirit and mutual help, was seen as company teams strength, and in opposition the initiative was considered as a factor to be improved. For the evolution of all skills less developed in the company teams there are some measures proposed to implant, as coaching, teambuilding activities and specific formation courses.

Data

16-abr-2013

Palavras-chave

Motivação
Motivation
Eficácia
Competências
Effectiveness
Competences
Trabalho em equipa
Teamwork

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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