Título
Trabalho em equipa: desenvolvimento de competências na Heidrick & Struggles
Autor
Teixeira, Filipa Alexandra Araújo
Resumo
pt
O presente projecto tem como principal objectivo analisar o trabalho em equipa como
competência transversal no mercado de trabalho e estudar todas as competências
necessárias para que seja eficaz e uma mais – valia para as organizações actuais.
Autores como Kozlowski, McGrath e Hackman definem trabalho em equipa, dois ou
mais indivíduos que interagem socialmente numa organização, que desenvolvem tarefas
de forma interdependente e com objectivos comuns, descrevem os diferentes tipos de
equipa, os processos de trabalho, a constituição viável, a duração média e alguns
problemas sociais que ocorrem, como o free-riding. Apresentam ainda algumas
competências preditoras de elevada performance, como motivação, aprendizagem,
liderança, comunicação interpessoal, gestão de conflitos, tomada de decisão,
cooperação, coordenação, clima e coesão de equipa, que são analisadas na consultora
Heidrick & Struggles Portugal. Para compreender o trabalho em equipa e desenvolver
esta competência, foram entrevistados os três responsáveis máximos da empresa, os
dois partners e o principal, que referiram como principais factores de eficácia a
liderança, coesão de equipa, comunicação interpessoal e motivação Desta escolha
apenas a coesão de equipa, o espírito de partilha e entreajuda, foi visto como um ponto
forte das equipas da empresa, e em oposição a iniciativa foi considerado um factor a ser
melhorado. Para a evolução de todas as competências menos desenvolvidas nas equipas
da empresa são propostas algumas medidas a implementar, como coaching, actividades
de teambuilding e cursos de formação específicos.
en
The following project have a main goal to analyze team work as transversal ability at
labor market and study all the needed abilities to be effective and a added value for the
current organizations.Authors such as Kozlowski, McGrath and Hackman define
teamwork, two or more individuals that interact socially in a organization, develop tasks
in a independent way, with common goals, describe the different types of teams, work
processes, viable constitution, the average time (average length) and some social
problems that occur, such as free-riding. They present some high performance predictor
abilities, such as motivation, learning, leadership, interpersonal communication, conflict
management, decision-making, cooperation, coordination, environment and team
cohesion, who are analyzed at Heidrick & Struggles Portugal consultant. To understand
team work and develop this skill, three of the high positions of the company were
interviewed, two partners and the principal, who referred as main factors of leadership
and efficiency, team cohesion, interpersonal communication and motivation. From this
choice only team cohesion, sharing spirit and mutual help, was seen as company teams
strength, and in opposition the initiative was considered as a factor to be improved. For
the evolution of all skills less developed in the company teams there are some measures
proposed to implant, as coaching, teambuilding activities and specific formation
courses.