Título
Validação da metodologia Assessment Centre para a função de gestor no Banco Santander Totta
Autor
Pais, Liliana Sofia Faria da Silva
Resumo
pt
O projecto apresentado é o resultado de um trabalho de investigação
desenvolvido no Banco Santander Totta no decorrer do Mestrado de Gestão de
Recursos Humanos. Durante esse período, foi detectada a necessidade de realizar um
diagnóstico de validação da metodologia de selecção para a função de gestor utilizada e,
consequentemente, a apresentação e elaboração de um projecto de intervenção.
Desta forma, este trabalho tem como objectivo central contribuir para a
validação da metodologia, Assessment Centres, verificando se existe relação entre os
resultados que os participantes obtiveram no Assessment Centre e a sua performance,
sendo esta última variável medida através da avaliação de desempenho e do grau de
rendimento dos objectivos (GRO´s).
A amostra é constituída por gestores do Banco Santander Totta que participaram
nas observações e posteriormente, os resultados dessas provas foram correlacionados
com os indicadores de performance.
Após a análise dos dados, concluiu-se que não existe relação entre as variáveis,
que poderá derivar de vários factores. Assim sendo, foi desenhada uma proposta de
implementação de uma nova metodologia de Assessment Centre.
en
The project presented is the result of a research work conducted at Banco
Santander in the course of the Master of Human Resource Management. During this
period, we detected the need for a validation of the diagnostic method of choice for
the role of manager used and hence the presentation and preparation of an
intervention project.
Thus, this work has as main objective to contribute to the validation of the
methodology, Assessment Centres, checking whether a relationship exists between
the results obtained that the participants in Assessment Centre and its performance,
the latter being measured by evaluating performance and degree of performance
objectives (GRO's).
The sample consists of managers of Banco Santander who participated in the
observations and then the results of these tests were correlated with performance
indicators.
After analyzing the data, we concluded that there is no relationship between
variables, which may derive from several factors. Therefore, a proposal designed to
implement a new Assessment Centre.