Teses e dissertações

Mestrado
Contabilidade
Título

Balanced Scorecard: Uma nova ferramenta de gestão para a EDP Serviço Universal

Autor
Silva, Paulo André Jorge
Resumo
pt
O Balanced Scorecard tem sido uma ferramenta de gestão muito estudada nos últimos tempos. Em termos de revisão de literatura, analisaram-se diversos artigos que apresentam e descrevem o Balanced Scorecard e que avaliam a forma como tem sido aplicado em situações concretas. Foi neste contexto, que surgiu a oportunidade de efectuar um trabalho aplicado a uma empresa regulada do sector da energia, a EDP Serviço Universal. Tendo por base a revisão de literatura efectuada, este projecto pretende criar uma proposta de Mapa Estratégico e de Balanced Scorecard para a EDP Serviço Universal. A abordagem seguida neste projecto segue a vertente de investigação interpretativa e o método de investigação escolhido foi o estudo de caso. Para a recolha de informação relevante sobre a empresa recorreu-se, principalmente, a entrevistas semi-estruturadas, a análises de textos e documentos internos e a consulta de websites da empresa e de entidades relevantes neste sector de actividade. Depois de recolhida toda a informação necessária: prioridades estratégicas, conhecimento do sector energético e do papel a desempenhar pela EDP Serviço Universal, dos instrumentos de gestão utilizados na empresa para o planeamento estratégico e acompanhamento da estratégia; procedeu-se à elaboração de um Mapa Estratégico e de um Balanced Scorecard para ajudar a empresa a melhorar a forma como a estratégia é implementada e acompanhada.
en
The Balanced Scorecard has been a management tool quiet studied in recent times. In terms of literature review, were analyzed several articles that presented and described the Balanced Scorecard and evaluated how it has been applied in concrete situations. It was in this context that I had the chance to carry out a study applied to EDP Serviço Universal , a regulated company operating within the energy industry. Based on the literature review carried out, this project aims to create a Strategy Map and a Balanced Scorecard for EDP Serviço Universal. The approach taken in this project follows the interpretative aspect of research. The case study was the research method chosen. For the collection of relevant information about the company we resorted to: semi-structured interviews, analysis of texts and internal documents, company websites and other websites from relevant entities in this business. Once all the necessary information was collected (such as strategic priorities, knowledge of the energy sector, the role of EDP Serviço Universal, the management tools used in business for strategic planning and monitoring), was prepared a Strategy Map and a Balanced Scorecard to provide the company with a tool to improve the way the strategy is implemented and monitored.

Data

02-abr-2013

Palavras-chave

Case study
Mapa estratégico
Strategy map
EDP
Estudo de casos
Mestrado
Balanced Scorecard --
Trabalho de projeto -- Project work

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo