Título
A atividade profissional dos docentes dos institutos superiores politécnicos Portugueses: Envolvimento em atividades de investigação e transferência e valorização económica do conhecimento
Autor
Dias, Ana Patrícia Carneiro de Sousa
Resumo
pt
A investigação e a transferência e valorização económica do conhecimento científico e
tecnológico têm vindo a assumir-se como missões centrais das instituições de ensino superior,
juntando-se, deste modo, à sua inicial e mais tradicional missão de ensino.
Esta evolução, sentida também nas instituições de cariz politécnico, acarreta,
consequentemente, modificações ao nível das práticas profissionais dos seus professores.
Neste contexto, o nosso objetivo é conhecer e analisar o conjunto das atividades desenvolvidas
pelos docentes dos institutos superiores politécnicos portugueses no âmbito da sua prática profissional,
em especial no que se refere ao seu envolvimento em atividades de investigação e de transferência e
valorização económica do conhecimento.
Para o efeito, recorreu-se à aplicação de um inquérito por questionário, de administração direta
em modalidade online, aos docentes dos quinze politécnicos nacionais públicos, tendo sido obtida uma
taxa de resposta que ronda os 12% da população. O tratamento dos dados envolveu análise estatística
descritiva e inferencial.
Os resultados obtidos evidenciam um envolvimento ainda pouco expressivo dos docentes dos
institutos politécnicos portugueses em atividades de investigação e de transferência e valorização
económica do conhecimento, situação que não é muito diferente da dos colegas de instituições
congéneres a nível europeu. Entre os resultados menos positivos surgem os relacionados com a
produção científica, a participação em projetos internacionais ou financiados pela indústria, o registo
de patentes ou o envolvimento em prestações de serviços de I&D. O ensino continua a constituir a
atividade a que os docentes dos institutos politécnicos portugueses dedicam a maior percentagem do
seu tempo.
en
Research and transfer and economic valorisation of scientific and technological knowledge have
become core missions of higher education institutions, complementing the initial and most traditional
teaching assignment.
This development, also felt among polytechnic institutions, entails, consequently, changes on
the professional practices of their teaching staff.
In this context, our goal is to understand and analyse the activities developed by the teachers of
portuguese polytechnics within their professional practice, particularly in what concerns their
involvement in research and transfer and economic valorisation of knowledge.
For this purpose, we applied a directly administrated online survey to the teachers of the fifteen
national public polytechnics, having obtained a response rate of around 12% of the population. We
analysed the data using descriptive and inferential statistics.
Our results show a yet scarce involvement of the teaching staff of the portuguese polytechnics
in activities of research and transfer and economic valorisation of knowledge. This situation is not
very different from those of the teaching staffs of similar institutions at european level. From the less
positive results stand out the ones related to scientific production, participation in internationally or
industry-funded projects, patenting or the participation in R&D contracts. Teaching remains the
activity to which the teachers of portuguese polytechnics devote the highest percentage of their time.