Título
O impacto da recomendação on-line no processo de decisão de compra do consumidor
Autor
Branco, Isabel Gonçalves
Resumo
pt
Na actualidade, a internet possui um
papel fundamental no dia-a-dia dos indivíduos, criando imensas pontes de
contactos entre consumidor-consumidor e consumidor-empresa. Esta grande
interacção cria um poder imenso para as empresas, permitindo-lhes difundir os seus
produtos ou serviços através do Marketing Viral. No entanto, isto leva a que os
consumidores cada vez mais estejam expostos a publicidade, ofertas e propostas
de empresas, que nem sempre são verdadeiras e confiáveis. O objectivo do
Marketing Viral é informar o consumidor do produto, despertar o interesse e conduzir
à compra ou adopção desse produto. Sabendo que o consumidor tem cada vez mais
um papel determinante na propagação das mensagens das empresas é necessário
saber o impacto que as recomendações online têm nas diferentes fases do
processo de decisão de compra, que são elas consciencialização, interesse e
decisão final. Para tal, este projecto de investigação visa
averiguar se uma mensagem de e-WOM não solicitada tem impacto sobre o
consumidor nas três fases do processo de decisão de compra, quando enviada por
uma fonte já conhecida e não conhecida, com o intuito de obter uma base de
análise comparativa entre estas duas características.
en
Nowadays, the internet has a fundamental role in the daily life of people,
creating immense contact bridges between consumer-consumer and consumer-company.
This great interaction gives companies a great power, allowing them to diffuse
their products and services through Viral Marketing. However, this contributes
to an increasing exposure of consumers to advertisements, offers and company
proposals that not always are truthful and reliable. The goal of the Viral
Marketing is to inform the consumer of the product, increase his/her interest
and lead him/her to the purchase or adoption of that product. Recognizing that the
consumer has an increasingly determinant role in spreading the companies’
messages, it is necessary to know the impact that online recommendations have in
different stages of the decision process of buying, namely, awareness, interest
and final decision. To do so, this research project intends
to verify if an unsolicited e-WOM message influences the three stages of the
buying decision process, when sent by a source previously known and not known to
the receiver, aiming to obtain a basis for comparative analysis between two
characteristics.