Título
O futuro do mercado discográfico: impacto das novas tecnologias na difusão e venda de conteúdo musical. A eficácia do marketing viral e do Web marketing na difusão e promoção de conteúdo musical
Autor
Gonçalves, Tiago Miguel Afonso
Resumo
pt
A presente dissertação tem como tema “O futuro do mercado discográfico. Impacto das novas tecnologias na difusão e venda de conteúdo musical. A eficácia do marketing viral e do web marketing na difusão e promoção de conteúdo musical.” Este estudo centra-se sobretudo numa análise empírica e num estudo metodológico de análise quantitativa que irá procurar alcançar resultados nos seguintes domínios:
Análise e interpretação das novas tendências de marketing no mercado discográfico;
Identificação dos potenciais impactos que as novas tecnologias irão ter no desenvolvimento da difusão e na comercialização de conteúdo musical;
Identificação e compreensão do papel que o marketing viral e o web marketing poderão ter no desenvolvimento do negócio discográfico;
Definição de linhas estratégicas de actuação para os players do negócio musical em Portugal;
Aferição de uma melhor percepção dos hábitos e preferências de consumo de música de modo a conseguir obter ilações e ideais percebidos dos consumidores do mercado discográfico, com o intuito de estabelecer relações causa-efeito, para traçar novas formas de difundir e promover conteúdo musical.
en
This dissertation has for subject “The future of the music market: The impact of the new technologies in diffusion and sales of musical content. The effectiveness of viral marketing and web marketing in music diffusion and promotion.” It has for stand a study based on an empirical analysis and a methodological study of quantitative analysis that will look for further results in the following domains:
Analysis and interpretation of the new marketing trends in the music market;
Identification of the potential impacts that the new technologies will have in the development of the diffusion and the commercialization of musical content;
Identification and understanding of the role that viral marketing and web marketing will be able to have in the music business development;
Definition of strategical lines of action for the music business players in Portugal;
Gauging a better perception of habits and preferences of music consumption in order to obtain illations and perceived ideals of the music market consumers, with the intention of establishing cause-effect relations, thus tracing new forms of promotion and diffusion of musical content.