Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

Plano de negócio U2B: Unidade de negócio “Grupos de Farmácia”: Universo empresarial UDIFAR

Autor
Gouveia, Diogo Miguel Parreira de
Resumo
pt
O objectivo desta tese de mestrado é a elaboração de um plano de marketing para a implementação de uma nova unidade de negócio no universo empresarial da Udifar, com o objectivo de apoiar a criação, acompanhar e servir de suporte a grupos de farmácia, de acordo com uma tendência actual em Portugal e na Europa para o agrupamento de farmácia independentes. De acordo com a revisão bibliográfica, esta tendência que se iniciou de forma estruturada em Portugal no ano de 2008, encontra-se numa fase mais evoluída noutros países da Europa, com destaque para França e Espanha, onde o modelo de farmácia é semelhante ao Português, tendo a pesquisa e a análise incidido sobretudo nestas duas realidades. Procurou-se efectuar uma reflexão acerca das variáveis que influenciaram e poderão vir a influenciar a cadeia da distribuição de medicamentos e produtos farmacêuticos, de forma a sustentar uma estratégia de posicionamento da Udifar face às alterações no mercado e na envolvente externa. Este plano propõe um posicionamento sustentado na criação de um novo mercado de grupos, dirigido a farmácias mais fragilizadas pela sua dimensão e com a abertura de espírito necessária para integrar um projecto partilhado, em suma, uma nova form a de cooperativismo adaptada aos novos desafios e realidades em defesa da farmácia independente.
en
The aim of this master thesis is to create a marketing plan to implement a new business unit in the business world Udifar, with the aim of supporting the creation, monitor and provide support to groups of pharmacies, according to a current trend in Portugal and in Europe for the grouping of independent pharmacies. According to review, this trend started in Portugal in 2008 and is in a more evolved stage in Europe, especially in France and Spain, where the pharmacy model is similar to the Portuguese, so the research and analysis was concentrated on these two situations, where this market is more developed. I tried to make a reflection of the several variables that influenced and are likely to influence the supply chain of drugs and pharmaceuticals , in order to sustain a strong positioning of Udifar and define a strategy to better face future market and external environment changes. This plan proposes a sustainable position in creating a new market group, directed to pharmacies more vulnerable because of their size, with the openness of mind necessary to integrate a shared project, in short, a new form of cooperative adapted to new realities and challenges in the defense of an independent pharmacy model.

Data

24-set-2012

Palavras-chave

Mestrado
Grupos de farmácia
Cadeia de distribuição de medicamentos
Udifar
Groups of pharmacies
Chain drug distribution
Plano de marketing -- Marketing plan
Trabalho de projeto -- Project work

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo