Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Plano de negócio: Home4us Parque das Nações

Autor
Meneses, Rita Sofia Ruivo Ferro
Resumo
pt
A empresa “Home4us, Lda.”, sociedade por quotas fundada em Maio de 2007, com sede na Urbanização da Portela de Sacavém, na Rua Vasco Santana, número 5, 8º direito, tem actualmente duas sócias. Microempresa, cuja área de actividade se insere no comércio a retalhos de artigos de decoração e pequenos equipamentos para o lar, possui actualmente apenas um estabelecimento retalhista, localizado no Centro Comercial da Portela de Sacavém. Devido ao sucesso deste estabelecimento, as sócias ponderaram iniciar a expansão da empresa, através da abertura de um novo estabelecimento comercial numa zona limítrofe da Portela de Sacavém, o Parque das Nações. Para analisar a viabilidade deste eventual novo estabelecimento, foi realizado um estudo relativo à localização do novo espaço comercial, seguido de uma análise ao ambiente externo e ambiente interno da empresa e de um estudo de mercado primário que teve como objectivo não só a caracterização dos potenciais clientes, como também a definição da tipologia dos produtos adquiridos pelos mesmos e que aspectos os mesmos valorizam num estabelecimento de decoração e pequenos equipamentos para lar. Posteriormente, a realização da análise SWOT dinâmica, permitiu a obtenção de uma visão geral tanto a nível interno como a nível externo do sector de actividade da empresa, definindose assim os objectivos e a estratégia a serem implementadas. Por último, foi analisada a viabilidade económicofinanceira da empresa, de modo a se verificar se o projecto de expansão produziria fluxos financeiros positivos, objectivo essencial para uma empresa com fins lucrativos.
en
The company “Home4us, Lda”, a private company limited by shares founded in May 2007, with headquarters at Portela de Sacavém Urbanization, Vasco Santana Street, number 5, 8 th right, has currently two partners. A retail trade microenterprise of home furnishings and small equipments for home, with one retail outlet, located at Portela de Sacavém Shopping Center. Due to the success of this retail outlet, the partners are considering to start the company’s expansion, by opening a new retail outlet in a boundary zone of Portela de Sacavém, called Parque das Nações. To analyse the viability of this new retail outlet, it was conducted a study about the new retail outlet location, followed by an analysis of the company’s external environment and company’s internal environment and a primary research to qualify potential customers, the type of products they purchased and what aspects they value in a retail outlet of home furnishings and small equipments for home. The dynamic SWOT analysis, conducted in a second phase, produced an internal and external overview of the company’s sector of activity, defining thereby the company’s goals and the strategy to be implemented. Finally, it was analysed the company’s economic and financial viability, in order to check if the expansion project would produce positive cash flows, essential requirement of a forprofit company.

Data

09-mai-2013

Palavras-chave

Plano de negócio
Business plan
Entrepreneurship
Decoração
Empreendorismo
Área do retalho
Equipamento do lar
Retail trade area
Home furnishing
Equipments for home

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo