Título
Plano de negócio: Home4us Parque das Nações
Autor
Meneses, Rita Sofia Ruivo Ferro
Resumo
pt
A empresa “Home4us, Lda.”, sociedade por quotas fundada em Maio de 2007, com sede na
Urbanização da Portela de Sacavém, na Rua Vasco Santana, número 5, 8º direito, tem
actualmente duas sócias. Microempresa, cuja área de actividade se insere no comércio a
retalhos de artigos de decoração e pequenos equipamentos para o lar, possui actualmente
apenas um estabelecimento retalhista, localizado no Centro Comercial da Portela de Sacavém.
Devido ao sucesso deste estabelecimento, as sócias ponderaram iniciar a expansão da
empresa, através da abertura de um novo estabelecimento comercial numa zona limítrofe da
Portela de Sacavém, o Parque das Nações.
Para analisar a viabilidade deste eventual novo estabelecimento, foi realizado um estudo
relativo à localização do novo espaço comercial, seguido de uma análise ao ambiente externo
e ambiente interno da empresa e de um estudo de mercado primário que teve como objectivo
não só a caracterização dos potenciais clientes, como também a definição da tipologia dos
produtos adquiridos pelos mesmos e que aspectos os mesmos valorizam num estabelecimento
de decoração e pequenos equipamentos para lar.
Posteriormente, a realização da análise SWOT dinâmica, permitiu a obtenção de uma visão
geral tanto a nível interno como a nível externo do sector de actividade da empresa,
definindose
assim os objectivos e a estratégia a serem implementadas. Por último, foi
analisada a viabilidade económicofinanceira
da empresa, de modo a se verificar se o projecto
de expansão produziria fluxos financeiros positivos, objectivo essencial para uma empresa
com fins lucrativos.
en
The company “Home4us, Lda”, a private company limited by shares founded in May 2007,
with headquarters at Portela de Sacavém Urbanization, Vasco Santana Street, number 5, 8 th
right, has currently two partners. A retail trade microenterprise of home furnishings and small
equipments for home, with one retail outlet, located at Portela de Sacavém Shopping Center.
Due to the success of this retail outlet, the partners are considering to start the company’s
expansion, by opening a new retail outlet in a boundary zone of Portela de Sacavém, called
Parque das Nações.
To analyse the viability of this new retail outlet, it was conducted a study about the new retail
outlet location, followed by an analysis of the company’s external environment and
company’s internal environment and a primary research to qualify potential customers, the
type of products they purchased and what aspects they value in a retail outlet of home
furnishings and small equipments for home.
The dynamic SWOT analysis, conducted in a second phase, produced an internal and external
overview of the company’s sector of activity, defining thereby the company’s goals and the
strategy to be implemented. Finally, it was analysed the company’s economic and financial
viability, in order to check if the expansion project would produce positive cash flows,
essential requirement of a forprofit
company.