Título
Conceitos, estratégias de acção e necessidades de informação – formação: Estudo exploratório com utentes grávidas
Autor
Dias, Susana Isabel Semião Ramos Cordeiro
Resumo
pt
A presente investigação tem como objectivo compreender quais as necessidades de
informação/formação sentidas por utentes grávidas assistidas em Cuidados de saúde
primários.
A vivência de uma gravidez acompanhada pelos serviços de saúde é fundamental para a
estruturação da identidade materna e envolvimento emocional mãe-filho. Em Portugal, a
resposta psicossocial que tem sido dada pelos serviços de saúde é contudo ainda
negligenciada. Este estudo pretendeu compreender como se pode colmatar essa lacuna nesta
unidade. Procedeu-se então a um estudo exploratório sobre o conceito de gravidez e
maternidade, estratégias primárias de acção e necessidades de informação – formação
associadas. Foi utilizada uma perspectiva multi-informante entre profissionais de saúde e
utentes, em que se pretendeu contribuir para a melhoria dos cuidados em saúde materna.
Neste estudo, foram conduzidas seis entrevistas individuais a utentes grávidas e foi realizado
um grupo focal com duas utentes grávidas acompanhadas na unidade, e cinco entrevistas a
profissionais de saúde, que exerciam a sua actividade em saúde materna no âmbito dos
cuidados de saúde primários.
Os resultados obtidos revelaram que de facto existe a necessidade de informação e formação
durante o período da gravidez, quer para as utentes grávidas, quer para os profissionais de
Saúde e identificaram os temas pertinentes para possíveis sessões formativas na matéria.
en
The following investigation aims to understand informative/formative needs felt by pregnant
women looked after by primary health care.
Support from health services when living through pregnancy is essential to guarantee the
structural foundation of maternal identity and deepen emotional involvement between mother
and offspring. However, the psychosocial response given by national healthcare in Portugal
remains a gaping hole. This case study aims to understand how to bridge this gap, using a
particular health institution as an example.
To guide the research set out above, an exploratory study on the concept of pregnancy and
motherhood was undertaken and primary action strategies and associated
informative/formative needs were conceived. Through a multi-informative, professional and
patient perspective, this study aims to contribute to the improvement of motherly health care.
For this purpose, six women were interviewed and a focus group was conducted with two
pregnant women currently accompanied by this institution. Five health professionals currently
working in maternal care were also interviewed in regards to primary health care.
The resulting data revealed the need for information/formation is felt by professionals and
pregnant patients alike and identifies possible topics for formative sessions on the subject
matter.