Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Comunitária e Protecção de Menores
Título

Conceitos, estratégias de acção e necessidades de informação – formação: Estudo exploratório com utentes grávidas

Autor
Dias, Susana Isabel Semião Ramos Cordeiro
Resumo
pt
A presente investigação tem como objectivo compreender quais as necessidades de informação/formação sentidas por utentes grávidas assistidas em Cuidados de saúde primários. A vivência de uma gravidez acompanhada pelos serviços de saúde é fundamental para a estruturação da identidade materna e envolvimento emocional mãe-filho. Em Portugal, a resposta psicossocial que tem sido dada pelos serviços de saúde é contudo ainda negligenciada. Este estudo pretendeu compreender como se pode colmatar essa lacuna nesta unidade. Procedeu-se então a um estudo exploratório sobre o conceito de gravidez e maternidade, estratégias primárias de acção e necessidades de informação – formação associadas. Foi utilizada uma perspectiva multi-informante entre profissionais de saúde e utentes, em que se pretendeu contribuir para a melhoria dos cuidados em saúde materna. Neste estudo, foram conduzidas seis entrevistas individuais a utentes grávidas e foi realizado um grupo focal com duas utentes grávidas acompanhadas na unidade, e cinco entrevistas a profissionais de saúde, que exerciam a sua actividade em saúde materna no âmbito dos cuidados de saúde primários. Os resultados obtidos revelaram que de facto existe a necessidade de informação e formação durante o período da gravidez, quer para as utentes grávidas, quer para os profissionais de Saúde e identificaram os temas pertinentes para possíveis sessões formativas na matéria.
en
The following investigation aims to understand informative/formative needs felt by pregnant women looked after by primary health care. Support from health services when living through pregnancy is essential to guarantee the structural foundation of maternal identity and deepen emotional involvement between mother and offspring. However, the psychosocial response given by national healthcare in Portugal remains a gaping hole. This case study aims to understand how to bridge this gap, using a particular health institution as an example. To guide the research set out above, an exploratory study on the concept of pregnancy and motherhood was undertaken and primary action strategies and associated informative/formative needs were conceived. Through a multi-informative, professional and patient perspective, this study aims to contribute to the improvement of motherly health care. For this purpose, six women were interviewed and a focus group was conducted with two pregnant women currently accompanied by this institution. Five health professionals currently working in maternal care were also interviewed in regards to primary health care. The resulting data revealed the need for information/formation is felt by professionals and pregnant patients alike and identifies possible topics for formative sessions on the subject matter.

Data

10-mai-2013

Palavras-chave

Strategies
Gravidez
Pregnancy
Intervenção psicossocial
Conceitos
Estratégias de acção
Necessidades de informação-formação
Psychosocial intervention
Concepts
Information needs and trainin

Acesso

Acesso livre

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