Teses e dissertações

Mestrado
Serviço Social
Título

Inserção profissional de pessoas com deficiência intelectual: O contributo da formação profissional

Autor
Maria, Ana Sofia Cardoso
Resumo
pt
O paradigma actual sobre a inserção social de pessoas com deficiência intelectual aponta o mercado normal de trabalho como veículo fundamental neste processo. Contudo, as características desse mercado dificultam a entrada e permanência das pessoas com deficiência. A competência do profissional é considerada como critério de sucesso para a colocação em mercado de trabalho, sendo a formação profissional o passaporte para o desenvolvimento de competências essenciais para um excelente desempenho. Assim, o presente estudo pretende sistematizar os contributos da formação profissional, procurando, por um lado, identificar a auto-percepção, das pessoas com deficiência intelectual, sobre a importância da formação profissional para a sua inserção em mercado de trabalho e, por outro, estabelecer uma relação entre a formação profissional e a inserção em mercado de trabalho através do reconhecimento das competências relevantes para as entidades empregadoras. Para tal, esta investigação sustentou-se no método hipotético-dedutivo, centrado numa abordagem mista quantitativa e qualitativa, tendo sido utilizados na recolha de dados dois instrumentos: um questionário aplicado a trabalhadores com deficiência intelectual e uma entrevista semi-estruturada aplicada aos empregadores. Os resultados obtidos indicam-nos que, quer os trabalhadores com deficiência intelectual quer os empregadores, reconhecem a importância da formação profissional na inserção em mercado de trabalho, nomeadamente, no desenvolvimento de competências pessoais, sociais e técnicas. Mais ainda, os dados recolhidos destacam a formação prática em contexto de trabalho como componente formativa privilegiada pelas entidades empregadoras, tendo sido possível, também, identificar outros factores motivadores da contratação de pessoas com deficiência intelectual.
en
The current paradigm on the social inclusion of people with intellectual disabilities points the regular labour market as key vehicle in this process. However, the characteristics of this market hinder the entry and permanence to people with disabilities. The professional competence is regarded as success criteria for placement in the labour market, being the vocational training the passport to the development of essential skills for an excellent performance. Thus, the present study aims to systematize the contributions of vocational training, trying, on one hand, to identify the self-perception of people with intellectual disabilities about the importance of vocational training for their integration in the labour market and, on the other hand, to establish a relationship between vocational training and integration into the labour market through the recognition of the relevant skills to employers. To this end, this research was sustained on the hypothetical-deductive method, centred on a mixed quantitative and qualitative approach, having been used in the data collection two instruments: a questionnaire administered to workers with intellectual disabilities and a semi-structured interview applied to employers. The results show us that both, workers with intellectual disabilities and employers, recognize the importance of vocational training in the inclusion in the labour market, particularly in the development of personal, social and technical skills. Moreover, data collected highlight the vocational training in the workplace as a privileged component by employers and was also possible to identify other motivating factors in the hiring of people with intellectual disabilities.

Data

21-mai-2013

Palavras-chave

Formação profissional
Inserção profissional
Vocational training
Professional inclusion
Deficiência intelectual -- Intellectual deficiency

Acesso

Acesso livre

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