Título
Marionetas de teatro wayang kulit de Java do Museu Nacional de Etnologia: proposta metodológica para documentação da coleção
Autor
Penedo, Ana Margarida
Resumo
pt
O Museu Nacional de Etnologia (MNE) possui uma coleção proveniente da Indonésia com cerca de mil objetos relacionados com diferentes expressões culturais, entre as quais práticas performativas. Inclui 421 marionetas de teatro wayang kulit adquiridas em três locais da ilha de Java: Cirebon, Sura-karta e Jakarta e sobre as quais trata esta investigação. Referimos o âmbito da constituição da cole-ção e do seu contexto de recolha. Neste ponto introduzimos as nossas opções metodológicas, de acordo com questões resultantes dos limites impostos pela escassez de informação aquando do momento da aquisição dos objetos e das dificuldades de retorno ao terreno. Desenvolvemos uma contextualização do wayang kulit javanês, e consideramos este tipo de teatro como uma expressão de arte visual e prática performativa, dependente das capacidades criativas do marionetista. O suces-so da apresentação junto do público depende da relação do manipulador com as figuras que formam imagens em movimento numa tela. Depende também da contínua transmissão (a uma audiência) dos valores, carácter e atitudes das personagens, através da repetição e inovação de histórias. A propos-ta metodológica de identificação das marionetas do MNE é desenvolvida a partir de três eixos: a pes-quisa de bibliografia relacionada com marionetas de wayang kulit; a informação contida na documen-tação das Fichas de Inventário, redigidas em 1974 com base nos dados fornecidos pelo coletor e por último a observação das figuras, da sua morfologia e iconografia, reveladores de estilos, diferenças e semelhanças regionais.
en
The Museu Nacional de Etnologia (MNE) has a collection from Indonesia with about a thousand objects related to different cultural expressions, including performative practices. Includes 421 wayang kulit puppets acquired in three places on the island of Java: Cirebon, Surakarta and Jakarta, the pre-sent investigation concerns those objets. We introduce the ambit of the collection’s making and its gathering context. This explanation is engaged with our methodological choices, in order to resolve issues arising from the limits imposed by the scarcity of information at the acquisition period and the difficulties of returning to the field. The theorical framework of the wayang kulit in the context of Java is elaborated according to our interpretation of this type of theater as an expression of visual art and per-formative practice, dependent on the creative abilities of the puppeteer. To the public the success of the presentation dependes on the puppeteer’s performance interwoven with the figures that form ima-ges moving on a screen. It also depends on the continuous transmission, of the values, attitudes and traits of the characters, through repetition and innovation stories. The methodological approach for identifying the puppets of the MNE is developed from three perspectives: the research literature relat-ed to puppets of wayang kulit; the information contained in the documentation of the inventory files, written in 1974 based on data supplied by the collector, and by last the observation of the figures, their morphology and iconography, revealing styles, regional differences and similarities.