Título
Os processos de produção do insucesso escolar: O ponto de vista dos alunos
Autor
Belo, Berta Cruz dos Santos Guerra
Resumo
pt
A presente investigação visa reflectir sobre o insucesso escolar, na perspectiva
dos alunos. Foram recolhidos relatos desta vivência por parte de alguns alunos com
insucesso escolar, de modo a elaborar um quadro compreensivo desta problemática.
Recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas a onze alunos, que tivessem na sua vida
escolar experiência de insucesso, verificando-se diferenças entre o número de
reprovações e os cursos que frequentam.
Este estudo veio revelar que os alunos com experiência de insucesso escolar
atribuem, em especial, a si próprios a responsabilidade pelo seu fracasso. Para além
deste denominador comum, foi possível detectar particularidades de acordo com o
maior ou menor número de reprovações, o que permitiu identificar dois modos
diferenciados de vivenciar a sua situação de insucesso escolar : "viver com esperança"
e "viver com arrependimento".
en
The goal of this investigation is to find a little bit more about the poor school
performance, on the point of view of students themselves. I picked-up some reports of
these experiences, taken from several pupils living school failures, to get a comparative
notice-board on this matter. I´ve got some semi structured appointments from eleven
pupils, having school failures on their school lives. The number of failures is not the
same, such as the courses in which the pupils are now.
This study shows, first of all, that the pupils experiencing school failure, lay to
themselves a special responsibility for their failures. Beyond this common denominator,
it was possible to detect peculiarities according to the number of the failures, what
allowed to identify two different ways to live their situation of school failure: "live with
hope" and "live with regret".