Título
Um modelo de gestão de performance e de desempenho numa PME do sector alimentar
Autor
Lopes, Virgílio Pereira
Resumo
pt
No actual contexto macroeconómico, cada vez mais competitivo e em constante adaptação é essencial que as organizações adoptem políticas e práticas de gestão adequadas a esta mudança contínua de forma a conseguirem manter uma posição de sucesso no mercado. A gestão de pessoas e a gestão da performance são hoje factores essenciais nas organizações, e é neste contexto que se desenvolve este trabalho.
Através do envolvimento e intervenção directa como gestor na organização em estudo, foi efectuado um diagnóstico com base na metodologia investigação-acção. Da técnica de observação directa e da aplicação de questionários constatou-se que esta organização não possuía um sistema de avaliação da performance e do desempenho, formal, coerente, e de fácil percepção. Identificou-se também alguma falta de identidade organizacional, especificamente na percepção da cultura organizacional pelos diferentes colaboradores.
Foi proposto o desenvolvimento de um projecto visando a melhoria da performance da organização, nas suas múltiplas dimensões, e do desempenho dos seus colaboradores. Foi efectuada a identificação da visão, da missão, dos valores, dos factores críticos de sucesso, e dos objectivos estratégicos. Foram definidos os objectivos, as metas e as respectivas iniciativas e estratégicas para a aplicação de um sistema de gestão de performance e de gestão de desempenho.
en
In the current macroeconomic environment, increasingly competitive and constantly adapt is essential that organizations adopt policies and management practices appropriate to this continuous change in order to maintain a position to achieve market success. People management and performance management are now key factors in organizations, and in this context that this work develops.
Through direct involvement and intervention as a manager in the organization under study, a diagnosis was made based on action research methodology. The technique of direct observation and questionnaires found that this organization did not have a system of performance evaluation and performance, formal, consistent, and easily understood. It was also identified a lack of organizational identity, specifically in the perception of organizational culture by different employees.
It was proposed to develop a project aimed at improving the performance of the organization, in its multiple dimensions, and performance of its employees. Was performed to identify the vision, mission, values, critical success factors, and strategic objectives. We defined the objectives, goals and strategic initiatives and their application to a system of performance management and performance management.