Título
A utilização do podcast na relação das instituições de ensino superior com os seus alunos
Autor
Alagoa, Maria Manuela Gomes Ribeiro
Resumo
pt
A Internet é um meio de comunicação largamente difundido e o podcast uma tecnologia de
comunicação assente naquela, caracterizando-se pela fácil disponibilização de conteúdos,
portabilidade e simplicidade de utilização, o que permitiu a massificação da sua utilização.
Este trabalho surge após a maturação da utilização desta tecnologia na área do ensino como
ferramenta pedagógica sendo que, foi a partir desta premissa que surgiu a vontade de
elaborar um estudo sobre esta tecnologia no âmbito da comunicação entre alunos e as
Instituições de Ensino Superior. Na tentativa de conhecer o âmbito de utilização do
podcast e no sentido de este estudo poder ser impulsionador na adoção deste instrumento
por parte das Instituições de Ensino, caracterizámos os utilizadores desta ferramenta, a sua
utilização e, recolheram-se dados sobre o grau de importância e de satisfação na utilização
deste recurso.
Os resultados obtidos permitem reconhecer que estamos perante um projeto viável através
do interesse demonstrado pelos utilizadores nesta tecnologia e constatar o nível de
envolvimento, para além do papel de meros consumidores, que os alunos estão dispostos a
ter num eventual paradigma de comunicação baseado neste modelo.
en
The Internet is a very widely used media and the podcast a communication technology
deployed through the Internet, this tool is characterized by its easy availability of content,
portability and ease of use, which allows its widespread use. This study comes after the
growing use of this technology in education as a pedagogical tool being this the premise
that made arise the will to conduct a study with this technology as intended communication
between students and higher education institutions.
In an attempt to know the intended use of the podcast and the possibility for this study to
be a booster in the adoption of this tool by the higher education institutions, we
characterized the podcast users and its use, collected data on the degree of importance and
satisfaction in using this resource.
The results obtained allow us to recognize that this is a viable project through the interest
shown by the users of this technology and observe the level of involvement, beyond the
role of simple consumers, students are willing to have a communication paradigm based on
this model.