Teses e dissertações

Mestrado
Contabilidade
Título

Divulgação voluntária de informações pelas empresas cotadas na Euronext Lisboa: uma comparação face à proposta do FASB

Autor
Reis, Sara Alves Veríssimo dos
Resumo
pt
Num meio envolvente turbulento como o actual, a informação divulgada pelas empresas pode influenciar a sua imagem perante os stakeholders. É necessário discernimento na política de divulgação. Ter informação é importante, saber atribuir-lhe utilidade também. A contabilidade tem neste campo um papel importante, pois os utilizadores de informação financeira dependem da existência de informação financeira transparente, credível e comparável. Será através da informação que lhes é transmitida que os stakeholders tomarão as decisões da melhor forma possível. As empresas são obrigadas a divulgar determinadas informações; porém podem optar por divulgar informações que não sejam especificamente exigidas pelos reguladores. Este estudo é desenvolvido com o objectivo de saber o nível de divulgação voluntária das empresas cotadas na Euronext Lisboa (PSI 20). Para tal calculou-se um índice de divulgação, com base na análise de conteúdo dos relatórios e contas anuais de 2010, tendo como referência um conjunto de indicadores resultantes de um estudo elaborado pelo FASB em 2001. Foi, também, utilizada estatística descritiva para medir a relação do nível de divulgação com algumas características das empresas. Os resultados obtidos sugerem que, na generalidade, a política de divulgação de informações de forma voluntária das empresas é reservada; as empresas parecem ser pouco transparentes. No entanto, esta generalização pode não ser acertada, uma vez que os indicadores determinados resultam de exemplos extraídos de um estudo do FASB. Sugerem, ainda, a existência de relação entre o índice de divulgação e sector de actividade, capitalização bolsista, dimensão da empresa, dispersão bolsista, comissão de auditoria e endividamento.
en
In a turbulent environment such as the current, the information disclosed by companies can influence their image through stakeholders. It’s necessary discernment in the disclosure policy. It is important to have information, but it is equally important to have the knowledge to know how to use it. Accounting has an important role in this field, because the users of financial statements depend upon the existence of transparent, credible and comparable financial information. The information transmitted to stakeholders is what allows them to make decisions in the best possible way. Companies have some mandatory disclosure, although, in recognition of stakeholders’ information needs, may decide to disclose information that is not specifically required by the regulators. The objective of the developed study is to know the level of voluntary disclosure in firms of Euronext Lisbon (PSI 20). Therefore, we calculated a disclosure index based on content analysis of annual reports and accounts of 2010, with reference to a set of indicators extracted from a study previously prepared by FASB in 2001. Descriptive statistics were also used to measure the relationship between the level of disclosure with some characteristics of firms. The findings suggest that the policy on voluntary disclosure of information by companies is restricted therefore, they aren’t entirely transparent. However, this generalization may not be correct, since the indicators represents examples extracted from another study by FASB. They also suggest the existence of relationship between the disclosure index and industry, market capitalization, firm size, stock market dispersion, audit committee and debt.

Data

22-ago-2013

Palavras-chave

Divulgação voluntária
Voluntary disclosure
Ética
Ethic
Utilidade
Utility
Reporte empresarial
Corporate reporting

Acesso

Acesso livre

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