Título
Os cidadãos face a modernização dos serviços de emissão de identificação civil e constituição de empresa: estudo de caso do município de Luanda
Autor
Gandu, Alberto Francisco Sacalucango
Resumo
pt
A modernização da Administração Pública nas sociedades modernas afigura-se inevitável. Contudo, não se pode falar dela sem que se fale da metamorfose do próprio Estado através da qual, por força da dinâmica social foi adaptando a sua máquina às exigências dos cidadãos.
Em Angola, a modernização os serviços de identificação civil e criminal e constituição de empresa, resultam do processo da transformação do Estado angolano ante o status quo do seu tecido social, à luz do qual as transições de um sistema político ao outro foi sendo igualmente acompanhado por um modelo de Administração. Dado que é impensável modernizar a Administração Pública sem modernizar o próprio Estado.
O presente trabalho sobre modernização dos serviços de emissão de bilhete de identidade, certificado de registo criminal e constituição de empresa, no município de Luanda, visa essencialmente medir o grau de satisfação dos cidadãos em relação as medidas de reformas adotadas com vista a aproximação dos cidadãos à Administração Pública, na construção de uma Administração voltada para os cidadãos. Assente na eficácia, eficiência, transparência e na prestação de um serviço de qualidade aos usuários, utentes, clientes, parceiros da máquina Estatal, os cidadãos. A mensuração do grau de satisfação norteámo-lo à luz do nosso modelo de análise, validado sob autoridade do posicionamento dos inquiridos em situação real de atendimento dos serviços em estudo.
en
The modernization of Public Administration in modern societies seems inevitable. However, we cannot talk about it without mentioning the metamorphosis of the state which due to the pressures of social dynamics its machinery accommodates itself to the demands of its citizens.
The modernization, criminal and civil identification and enterprise building services in Angola, are the result of the transformation of the Angola State before the status quo of its social fabric whose enlightment equally accompanies the transitions from one political system to another. Thus it is unthinkable the modernization of the Public Administration without the modernization of the State.
The present task on the modernization of the identity cards issuing, criminal record certificates and enterprise building in the municipality of Luanda aims essentially at measuring the citizens' level of satisfaction in relation to the adopted reform measures in view of approaching citizens to the Public Administration. Serving people is based on the effectiveness, efficiency and transparency in the delivery of quality service to the users, usuaries, clients and partners of the state machinery who are the citizens. The measurement of level of satisfaction is oriented according to the light which our model analysis validates by the authority positioning of the inquested in real life of office service in study.