Título
Criação de um projeto de intervenção social: o desemprego e as dinâmicas familiares
Autor
André, Lara Susana Patrício Lopes
Resumo
pt
O presente estudo tem como objectivo criar um projecto de intervenção social que pretende
incidir em três factores essenciais: o combate ao desemprego; as dinâmicas familiares e o
acompanhamento psicoterapêutico e educacional dos indivíduos que integrarão o projecto. A
finalidade é desenvolver o projecto Aprender a Ser numa cooperativa de solidariedade social
específica, a CUIDA (Cooperativa de Investimento e Desenvolvimento Activo CRL) que se
situa no Concelho de Sintra, mais propriamente na Freguesia de Rio de Mouro. De facto, as
constantes problemáticas relacionadas com o desemprego e com o insucesso escolar desta
zona suscitou o interesse do autor para se debruçar num projecto que apoiasse a comunidade
mais desfavorecida e que fosse alvo desses dois factores.
Fazer-se-á um breve enquadramento político-social, seguido de uma abordagem à
concepção, planeamento e avaliação de projectos. O papel do Serviço social na criação do
projecto está bem patente neste trabalho de projecto, assim como todo o processo de
concepção, fundamentação e desenvolvimento do mesmo. As estratégias dos assistentes
sociais na execução e desenvolvimento do Aprender a Ser é um dos pontos mais importantes
do projecto, sendo que, estão patentes algumas formas de intervenção destes profissionais no
combate à exclusão social e no apoio à integração.
en
This study aims to create a social intervention project that aims to focus on three key factors:
the fight against unemployment, family dynamics and psychotherapeutic and educational
advancement of individuals who will join the project. The purpose is to develop the project
Learning to Be in a cooperative of social solidarity, more specifically in the institution
CUIDA (Cooperativa de Investimento e Desenvolvimento Activo, CRL) which is situated in
the municipality of Sintra, more specifically in Rio de Mouro. In fact, the problems of
unemployment and educational failure in this region attracted the interest of the author to
create this project that supports the most disadvantaged communities and pretend to help the
population.
It will make a brief socio-political environment, followed by the concept, planning and
project evaluation. The role of social service in the creation of the project is evident in this
investigation, as well as the entire process of creating, developing and explanation of it. The
strategies of social workers in the implementation of the Learning to Be is one of the most
important points of the project, and talk about some forms of intervention such professionals
in combating social exclusion and integration support.