Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Onepharma CLM: projeto inovador de promoção farmacêutica

Autor
Pinho, Carlo Alexander da Costa de
Resumo
pt
O presente trabalho consiste no desenvolvimento de um plano de negócios onde a ideia fundamental é o lançamento no mercado nacional e numa fase futura no mercado internacional, de uma plataforma inovadora de apoio à visita médica com recurso a plataformas Tablet (iPad, Galaxy, Android, etc.) potenciando uma experiência promocional digital interativa por parte das equipas de marketing e vendas da indústria farmacêutica. O objetivo desta plataforma passa não só pela promoção digital mas em especial pela captura de todos os dados da visita médica permitindo posteriormente um tratamento estatístico que possibilite identificar comportamentos, necessidades e objeções resultantes dos dados recolhidos possibilitando um processo contínuo de adaptação “Closed Loop Marketing” às necessidades específicas de cada médico numa abordagem de marketing “one-to-one”. O Closed Loop Marketing diferencia-se das apresentações digitais convencionais porque captura a informação da visita médica permitindo o ajustamento da mensagem promocional na seguinte interação (loop). Neste novo contexto a estratégia de promoção deve ser completamente integrada e potenciar as sinergias entre as equipas de vendas no terreno e os departamentos de marketing que devem interagir frequentemente no processo de análise da informação e redefinição das mensagens a comunicar. O objetivo deste trabalho passa por desenvolver um plano de negócio para o lançamento no mercado de uma plataforma de Closed Loop Marketing cujos principais targets serão os laboratórios farmacêuticos e empresas ligadas ao sector da saúde que utilizem materiais de promoção tradicionais durante as visitas comerciais.
en
This document consists in a Business Plan in which the main idea is to launch in the Portuguese market and in a future phase in the international market, of an innovative platform to assist medical sales calls using Tablet platforms (iPad, Galaxy, Android, etc.) leveraging an interactive digital promotion for the marketing and sales teams of the pharmaceutical industry. The purpose of this platform is not just an interactive digital promotion but especially the collection of all the data during a medical sales call allowing afterwards a statistical treatment to identify behaviors, needs and objections driving to a permanent process of “Closed Loop Marketing” adaptation to the specific needs of each physician in a “one-to-one” marketing approach. The Closed Loop Marketing approach differentiates from the conventional digital promotion due to the collection of all the information happening during a medical sales call which allows a promotional message adjustment in the next customer interaction (loop). In this new context the promotional strategy should be completely integrated in order to increase synergies between the sales teams in the field and the marketing departments which need to interact permanently with the analysis of all the information gathered and redefinition of the messages that should be communicated. The aim of this Master’s thesis is the development of a Business plan for the launch of a Closed Loop Marketing platform which main target will be the pharmaceutical companies or healthcare related enterprises that might be using traditional promotional materials during their sales calls.

Data

21-jan-2014

Palavras-chave

Mobile Devices
Indústria farmacêutica
Pharmaceutical industry
Promoção digital
Dispositivos de comunicação móvel
Closed loop marketing
Digital promotion

Acesso

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