Título
Imprensa como indicador: a representação dos temas económicos nos media portugueses
Autor
Santos, António Manuel Pinheiro
Resumo
pt
Nos dias de hoje a necessidade de novas formas de interpretação para economia é constante, a análise de dados estatísticos e econométricos não é suficiente quando se trata de uma ciência social e humana. A conversação económica deve ser enriquecida e aprofundada com novos indicadores que permitam analisar os mercados e completar a informação disponível para os estudos económicos, o fluxo noticioso proveniente dos media pode ser a base para o estudo do discurso económico.
Esta dissertação procura analisar as temáticas económicas com maior presença na imprensa, através da criação de um processo de codificação interpretativa que permita comprovar a possibilidade de validação de um barómetro económico através do conteúdo mediático e extrair valor acrescentado dessa matéria para o estudo da economia.
en
Nowadays, we have to search for new forms of interpretation for the economy, the statistical and econometric data analysis is not enough when it comes to a social and human science. Economics conversation should create new indicators to analyse markets and complete the information available to economic studies, the elements from media can be the basis for the interpretation of economic speech.
This dissertation analyses the economic news with the biggest number of presences in the press, the main objective is the creation of an interpretive coding process that allow us to prove the possibility of validation of an economic barometer through the media content and give some empowerment to the study of economics.