Título
Representação da imagem fotográfica: perceções dos utilizadores
Autor
Januário, João Pedro Afonso
Resumo
pt
Este estudo procura avaliar o impacto entre a fotografia e as redes sociais, verificando de que forma as fotografias online são percecionadas pelos utilizadores de redes sociais.
Com o crescimento da utilização de dispositivos digitais com acesso à internet juntamente com a democratização da fotografia, no formato digital, tem-se notado um aumento na quantidade de fotografias disponibilizadas online através das redes sociais passando o cidadão comum a ser o criador da mensagem que antes era do exclusivo domínio dos Média tradicionais, recorrendo a uma linguagem visual e global.
A fotografia é uma representação única da realidade condicionada pelo momento e contexto em que é produzida e depois apresentada. A comunicação entre pessoas com diferentes valores sociais pode produzir choques culturais, quando se interpretam fotografias em contextos diferentes. O enquadramento teórico aborda as redes sociais enquanto conceito de comunicação online e como esta transforma as estruturas sociais através da interação entre os utilizadores.
No âmbito da investigação empírica foi aplicado um questionário a 322 utilizadores das redes sociais, em geral. Verificou-se que os utilizadores vêem fotografias com alguma frequência, apreciando-as e comentando-as, em particular quando envolvem a presença de pessoas próximas (amigos e familiares). Em contrapartida, no que se refere ao arquivamento e partilha da fotografia online, os familiares são menos valorizados, sendo mais privilegiadas associações com objetos ou paisagens. A utilização das redes sociais para visualizar/percecionar fotografias é motivada pelas funcionalidades diretas destas redes – que facilitam, p.e., o assinalar de um gosto ou comentário – e pela presença de pessoas.
en
This study seeks to assess the impact between photography and social networks, checking how the photographs online are perceived by users of social networks.
With the growing use of digital devices with internet access alongside with the democratization of photography, in digital format, it has been noticed an increase in the amount of photographs available online through social networks where the common citizen becomes the creator of the message that was once in exclusive domain of traditional Media, using a visual and comprehensive language.
Photography is a unique representation of reality conditioned by the time and context in which it is produced and then presented. Communication between people with different social values can produce cultural shock when interpreting photographs in different contexts. The theoretical framework addresses social networks as online communication concept and how it transforms social structures through the interaction between users.
In the context of empirical research was applied a questionnaire asking 322 users of social networks in general. It check that users perceive the photographs with some frequency, enjoying and commenting on them, particularly when they involve the presence of close people (friends and family). In contrast, with regard to archiving and sharing of online photo, family members are less valued, it is more privileged associations with objects and landscapes. The use of social networks to see/perceive photography is motivated the direct functionality of these networks – facilitating, e.g., the mark of a like or comment - and the presence of people.