Teses e dissertações

Mestrado
Sociologia
Título

Para a inclusão na sociedade da informação: estudo das condições

Autor
Afonso, Carla Cristina Amaral
Resumo
pt
Na sociedade contemporânea assistimos a uma crescente difusão da internet nos mais variados domínios de atividade humana. As implicações desta tecnologia para a comunicação – a essência de toda a atividade humana – contribuíram para uma reestruturação da organização social, processo que tem sido caracterizado pelas expressões “sociedade da informação” ou “sociedade do conhecimento” por nele ser visível a influência e a importância, tanto das tecnologias da informação e da comunicação, como do conhecimento teórico. Centrando-se num dos principais “motores de mudança” desta reestruturação – a internet – o presente trabalho pretendeu contribuir para o conhecimento do modo como a “sociedade da informação” está a ser incorporada em Portugal. A revisão da literatura sobre os impactos sociais da internet demonstrou que a expansão desta tecnologia está dependente das condições sociais existentes em cada sociedade, sendo importantes os recursos económicos que permitem ter acesso à tecnologia, mas principalmente as competências cognitivas que permitem utilizá-la e tirar partido do seu potencial para benefício próprio. Baseando-se num modelo tripartido, a análise possibilitou aferir que a posição social dos indivíduos é um determinante, tanto para a utilização da internet, como para a sua integração na vida quotidiana, e que a adoção de estratégias de educação ou formação ao longo da vida, apesar de favorecer o contacto com aquela tecnologia, contribui para reforçar a influência da posição social na utilização da internet. Concluiu-se que a inclusão na sociedade da informação é influenciada por desigualdades de recursos socioeconómicos, por uma clivagem geracional, pela residência em locais de diferente densidade populacional, e pelos desiguais acessos a contextos de sociabilidade, que proporcionam oportunidades de contacto e de utilização mais intensa da internet
en
In contemporary society we are witnessing a rising diffusion of the internet in different domains of human activity. The implications of this technology for communication – the essence of all human activities – have contributed to a restructuring of social organization, a process that has been characterized by expressions as "information society" or "knowledge society” due to the influence and importance, both of information and communication technologies and of theoretical knowledge in that process. Focusing on one of the main “drivers of change” in this restructuration process – the internet – the present work aimed to contribute to the understanding of the way as "information society" is being incorporated in Portugal. A literature review on the social impacts of the internet have demonstrated that the expansion of this technology is dependent on the existing social conditions in each society, being important the economic resources that allows achieving the access to technology, but above all the cognitive skills that allows using it and take advantage of its potential for own benefit. Based on a tripartite model, the analysis enabled to assess that the individual’s social position is determinant for both the use of the internet and for its integration in everyday life, and that the adoption of lifelong education and training strategies, although favoring the contact with this technology, contributes to reinforce the influence of social position on the internet use. It was concluded that the information society inclusion is influenced by unequal socioeconomic resources, by a generational divide, by the residence in places with different population density, and by the unequal access to sociability contexts that provide opportunities for contact and for a more intense use of the internet

Data

14-abr-2016

Palavras-chave

Competências
Skills
Internet
Social Inequalities
Digital divide
Information society
Sociedade da informação
Desigualdade social
Fosso digital

Acesso

Acesso livre

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