Título
Gestão rumo à eficiência e sustentabilidade das organizações da economia social e solidária: o papel das entidades de apoio, assessoria e fomento à economia social e solidária
Autor
Batista, Helena da Silva
Resumo
pt
Tem o presente trabalho como enquadramento os desafios, as fragilidades e os constrangimentos institucionais e organizacionais enfrentados pelas Organizações da Economia Social e Solidária, bem como as crescentes preocupações de eficiência, eficácia e de profissionalização, com implicações na concretização da sua missão, dos seus objectivos e na sua sustentabilidade. Sobre este quadro consideramos o tema da gestão das Organizações da Economia Social e Solidária, nomeadamente a discussão acerca da adequação dos modelos e ferramentas de gestão adoptados por estas organizações, aos seus alicerces de solidariedade, democraticidade, equidade, de autonomia e de autogestão, para a criação de valor social, económico e ambiental.
A aquisição e/ou reforço das competências de gestão nas Organizações da Economia Social e Solidária estão relacionadas com o apoio externo disponibilizado por Entidades que prestam serviços de Apoio, Assessoria e Fomento à Economia Solidária, pelo que o papel assumido por estas entidades se poderá revelar determinante para o sucesso das iniciativas da Economia Social e Solidária, em particular ao nível da sua eficiência e sustentabilidade.
Com este cenário por base, e considerando a realidade portuguesa, procurámos conhecer a forma como o tema da gestão das Organizações da Economia Social e Solidária é trabalhado pelas entidades que assumem o papel de contribuir para o melhoramento ou reforço das estruturas, processos, capacidades e conhecimentos em gestão destas organizações.
en
This work is framed by the challenges, the weaknesses and the institutional and organizational constraints faced by the Social and Solidarity Economy organizations, and also by the growing demands of efficiency, effectiveness and professionalization that involve this Economy mission, goals and sustainability. Under this framework, we consider the subject of Social and Solidarity Economy Organizations management, more specifically the discussion about the adequacy of the management models and management tools adopted by these organizations to their foundations of solidarity, democracy, equality, autonomy and self-management, that are the basis to their social, economic and environmental value creation.
The management skills acquisition and/or strengthening by the organizations of the Social and Solidarity Economy are related to the external services supplied by entities that provide support, advice and promote the Solidarity Economy, thus the role played by these entities may be determinant to the success of the Social and Solidarity Economy initiatives, particularly in what relates to their efficiency and sustainability.
Based on this scenario, and considering the Portuguese reality, we sought to understand how the entities that take on the role of contributing to the improvement and strengthening of the structures, processes, capabilities and knowledge of the Social and Solidarity Economy Organizations, work this Organizations management issues.