Título
Interdisciplinaridades na arquitetura. A cidade e a música : A Escola de Música do Conservatório Nacional
Autor
Jardim, Marta Catarina Pacheco
Resumo
pt
A Vertente Teórica de Projeto Final de
Arquitetura
procura
expor
a
importância
do
cruzamento
disciplinar
no
projeto
de
Arquitetura.
Este
inicia-‐se
com
a
apresentação
do
conceito
Gesamtkunsterk
(Arte
Total)
e
reúne
a
análise
de
um
conjunto
de
projetos
arquitectónicos
que
ilustram
este
cruzamento
disciplinar.
Os
três
casos
de
estudo
selecionados
foram:
o
Teatro
Total
de
Walter
Gropius,
que
teve
com
base
o
trabalho
realizado
por
Oskar
Schlemmer,
na
Oficina
de
Teatro;
o
auditório
do
Museu
de
Arte
de
São
Paulo
de
Lina
Bo
Bardi,
resultado
do
estudo
das
cenografias
Espaços
Rítmicos
da
parceria
de
Jacques-‐Dalcroze
e
Adolphe
Appia;
e
o
auditório
do
Arquipélago,
Centro
de
Artes
Contemporâneas
de
João
Mendes
Ribeiro,
resultado
da
sua
experiência
no
campo
da
cenografia.
Estas
referências
arquitectónicas
procuram
o
desenho
de
um
espaço
consciente
e
informado
que
reflita
o
entendimento
do
Homem
do
seu
tempo.
Para
tal,
estas
recorreram
a
outros
campos
artísticos,
como
a
dança
matemática
de
Schlemmer,
a
cenografia
de
Appia
e
o
conjunto
de
experiências
cenográficas
de
João
Mendes
Ribeiro,
que
apesar
de
constituírem
trabalhos
independente,
resultam
todos
de
um
campo
experimental
para
a
arquitetura,
partilhando
a
mesma
géneses,
o
Homem.
en
This
theoretical
work
of
Final
Architecture
Project
focuses
in
the
importance
of
the
interdisciplinary
in
Architecture.
It
starts
to
present
the
concept
of
Gesamtkunsterk
(Total
Art)
and
includes
a
compilation
of
architecture’s
project,
which
illustrates
the
crossing
disciplinary.
The
three
selected
case
of
studies
are:
Total
Theatre
by
Walter
Gropius,
based
in
the
studies
of
Oskar
Schlemmer
in
the
Theatre’s
Workshop;
the
black
box
of
Art
Museum
of
São
Paulo
by
Lina
Bo
Bardi,
based
in
the
scenography,
Eurythmics
Spaces
by
Jacques-‐Dalcroze
and
Adolphe
Appia;
and
the
black
box
of
Arquipélago,
Contemporary
Arts
Centre
by
João
Mendes
Ribeiro,
a
result
of
his
experience
in
scenography.
These
three
case
studies
are
focused
on
the
search
of
a
conscious
and
informed
drawing,
which
reflects
an
understanding
of
the
Man
of
his
time.
Therefore,
all
of
them
appeal
to
other
artistic
fields,
as
the
mathematic
dance
of
Oskar
Schlemmer,
the
Appia’s
scenography
and
the
compilation
of
João
Mendes
Ribeiro’s
scenography.
Although
they
all
constitute
an
independent
work,
they
also
are
an
experimental
field
for
Architecture,
sharing
the
same
genesis,
the
Man.