Título
Construir sobre o Palimpsesto: a importância da compreensão da arquitetura como um processo para o desenho de projeto, aplicado ao território de Alenquer
Autor
Morgado, Jéssica Gouveia
Resumo
pt
Uma das condições da cidade é a sua falta de linearidade, esta divide-se e subdivide-se em fragmentos com
caracteres distintos, se por um lado é coesa no desenho
que apresenta, por outro conseguimos observar as partes
tão diferentes que a constituem. Estas partes diferem entre
si devido à presença do fator tempo, uma constante que implica que a cidade evolua e se transforme, que a arquitetura
se altere e se redesenhe. Esta dimensão inserida na arquitetura encontra-se no centro de muitas discussões sobre a
condição da cidade contemporânea. Com a globalização e
a culturalização das diferentes populações, surge uma preocupação delirante com a conservação e recuperação dos
tempos perdidos da cidade antiga.
A cidade contemporânea é composta de várias cidades, sobrepostas umas sobre as outras, originando um
palimpsesto urbano de formas e memórias. É necessário interpretar o tempo presente como uma contribuição à cidade, as intervenções como modo, não de refazer ou apagar o
passado, mas de recuperar o valor deste, numa atitude progressista do mesmo. Considerar que o presente se irá tornar passado deverá ser uma conceção primária no desenho
de projeto, porque só assim será possível informar o futuro
sobre a cidade de hoje, não apenas através da teoria, mas
através da materialidade dos espaços e da vivência destes.
Negligenciar o tempo presente no tempo do projeto resulta em ocultar uma camada de cidade; descurar o
passado signifca ignorar a memória de um lugar, e ambas
são essenciais para o desenho da cidade e da arquitetura.
Intervir no palimpsesto urbano implica recuperar
o passado, não no sentido de imitá-lo, mas no sentido de
reinventá-lo para a contemporaneidade.
en
One of the conditions of the city is its lack of linearity, it divides and subdivides in fragments with distinct characters. If in one hand its coese in the image that it presents,
in the other we can see the different parts of his constitution.
The difference of this parts happens because of the presence of time, a constant that implies that the city evolves and
transform, and the architecture modifes and redesigns. This
dimension, present in architecture, fnds itself in the center
of many discussions about the condition of the contemporary city. With the globalization and culturalization of different populations, emerges a frenetic preoccupation with the
conservancy and recovery of lost times in the old city.
The contemporary city is made of several cities
overlaying each other, resulting in an urban palimpsest of
forms and memories. It’s necessary to understand the present time as a contribution to the city, and the interventions
as a way, not to redo or erase the past, but recover its value,
in a progressive attitude towards itself. Considering that the
present is on its way to become the past should be a primary
conception of the project, because only that way we can inform the future about the city of today, not just through theory, but through the materiality of spaces and its living.
Neglecting the present time in the project results in
concealing one layer of the city; Disregarding the past means
ignoring the memory of the place, and both are essential to
the design of the city as well as to the design of architecture.
Acting on the urban palimpsest implies recovering
the past, not in the way of reproducing it, but in the way of
reinvent it for the contemporaneity.