Título
A importância da liderança ética nas organizações: um estudo sobre a influência do narcisismo e do “efeito sombra” no comportamento ético do líder
Autor
Jorge, Cátia Sofia Nunes
Resumo
pt
Pesquisa recente no domínio da ética organizacional sugere que a liderança ética detém um impacto mais abrangente que o simples incentivo do comportamento ético junto dos subordinados. A relação psicológica que os indivíduos estabelecem com a sua organização é produto do conjunto das interações sociais entre membros organizacionais. É neste contexto que as características individuais do líder e o modo como estas influenciam a perceção de eticidade na liderança constituem um elemento relevante para a compreensão do papel da dimensão ética na dinâmica organizacional. O presente estudo, aplicado a uma amostra constituída por 76 participantes, manipulou quatro cenários de liderança previamente validados através de um estudo piloto (N = 68), analisa o papel do narcisismo e do “efeito sombra” na perceção de liderança ética. O objetivo foi observar o modo como estas variáveis afetam a perceção de eticidade do líder. Os resultados sugerem que, quando o “efeito sombra” e o narcisismo são apresentados como uma característica saliente na personalidade do líder, os participantes tendem a percecionar o líder como menos ético. O efeito destas variáveis na perceção de liderança ética é influenciado pela identidade moral dos liderados na medida em que, quando mais centrais forem os valores morais na identidade individual menos a liderança é avaliada como ética.
en
Recent research in the field of organizational ethics suggests that ethical leadership has a broader impact than the encouragement of ethical behavior in subordinates. The psychological relationship that individuals establish with their organization is a consequence of all the social interactions between organizational members. In this context, the leader individual characteristics and how they influence the perception of ethics in leadership are a relevant component to understand the role of the ethical dimension in the dynamics of an organization. This survey was conducted with a sample of 76 participants. Four different leadership scenarios, previously validated through a pilot study (N = 68), were manipulated in order to analyze the role of narcissism and the "shadow effect" in the perception of ethical leadership. The objective of this thesis was to observe how these variables affect the perception of ethics of the leader. The results suggest that when the "shadow effect" and narcissism are prominent characteristics of leader's personality, participants tend to percept the leader as less ethical. The effect of these variables on ethical leadership perception is influenced by the moral identity of the subordinates, to the extent that, the more neutral are the moral values in the individual identity, the less the leadership in interpreted as ethics.