Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Análise estratégica da empresa Pousamil, SA

Autor
Nunes, Ana Cláudia Silva
Resumo
pt
É certo que actualmente as empresas estão sob uma grande competitividade, pelo que é inevitável estarem em constante adaptação ao ambiente empresarial e económico que as rodeia, sendo obrigadas a implementar estratégias que enalteçam as suas vantagens competitivas e as diferenciem de forma significativa dos seus concorrentes. Um outro motivo que exige a necessidade das empresas analisarem a sua forma de actuação no mercado, é a actual conjuntura económica e financeira que o país atravessa, por forma a garantir a sua sustentabilidade a longo prazo. Estando a empresa em estudo inserida em duas unidades estratégicas de negócio diferentes mas com lógicas semelhantes, isto é, actuando tanto no sector do comércio por grosso como no sector da reparação e manutenção de máquinas e equipamentos agrícolas, depara-se em ambos com uma quebra de valores, relativamente ao índice de volume de negócios na indústria. Desta forma, é necessário que as empresas que constituem estes sectores adoptem uma estratégia de actuação que lhes permita, não só desenvolverem-se a si próprias como também a economia portuguesa. Apesar do cenário negativo acima descrito, a Pousamil, SA encarou sempre as dificuldades de mercado como oportunidades de negócio, sendo que o mesmo só foi possível devido à sua evolução estratégica e comercial. O presente caso descreve o modelo de negócio e posicionamento estratégico da Pousamil, SA. e tem como objectivo percepcionar qual a estratégia adoptada pela empresa e em que medida esta contribui para o seu crescimento e sustentabilidade. Sendo uma empresa com alguma relevância no seu sector de actuação, torna-se interessante a sua análise em matéria de estratégia, considerada esta como a grande alavancagem de todo o sucesso alcançado. Através de todas as análises e modelos estratégicos efectuados no caso, considerando diversas análises do ambiente interno e externo à empresa, passando pela formulação e implementação estratégica, é possível identificar as vantagens competitivas, determinando assim o grau de sucesso e diferenciação da empresa no mercado.
en
It’s true that currently companies are in a highly competitive so it is inevitable they are constantly adapting to the business and economic environment around them, being forced to implement strategies that increase their competitive advantage and differentiate significant of its competitors. Another reason that requires the need for companies to review their course of action in the market is the current economic and financial situation the country is facing in order to ensure their long-term sustainability. And the company under study, set in two strategic units of different business but with similar logic, that is acting both in commerce wholesale and in the field of repair and maintenance of agricultural machinery and equipment, is faced both with a break values, relative to the turnover rate in the industry. Thus, it is necessary that companies that make up these sectors adopt an action strategy that will enable them not only to develop it themselves as well as the Portuguese economy. Despite the negative scenario described, the Pousamil, SA has always viewed the difficulties of market and business opportunities, and that it was only possible because of its strategic and commercial developments. This case describes the business model and strategic positioning of Pousamil, SA. and aims to perceive what strategy adopted by the company and to what extent it contributes to their growth and sustainability. As a company with some relevance to your performance sector, it is interesting your analysis on strategy, which in a way was the great leverage all achieved success. Through all analyzes and strategic models made in the case, considering various analyzes of the internal and external environment to the company, through the formulation and strategic implementation, it can identify competitive advantages, thereby determining the degree of success and differentiate the company in the market.

Data

15-jun-2016

Palavras-chave

Modelo de negócio
Business model
Estratégia empresarial
Business strategy
Pousamil
Sustentabilidade -- Sustainability

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo