Título
Definição estratégica para uma empresa na indústria dos vinhos em Portugal: case study José Maria da Fonseca
Autor
Ramos, Sandra Maria Poço
Resumo
pt
Este projecto pretende contribuir para o estudo da formulação estratégica através da utilização
de um case study para análise e discussão em sala. O mesmo incidiu sobre uma empresa
emblemática do sector dos vinhos em Portugal, a José Maria da Fonseca, que devido às suas
particularidades puderam enriquecer o caso com um conjunto de questões que ilustram
desafios bastante interessantes.
O trabalho está estruturado em três partes: na primeira apresentam-se os dados necessários
para compreender a realidade actual do sector do vinho e da empresa, bem como as
tendências de evolução que influenciarão as decisões dos gestores. Na sua essência, veremos
como as alterações recentes no mercado mundial (com a nova realidade na oferta), a mudança
da noção de marca (com uma nova dimensão reservada à força das regiões) e a própria
mudança do perfil dos consumidores, são factores decisivos para a competitividade das
empresas que operam neste sector. Numa segunda fase, é aprofundada toda a vertente teórica
do raciocínio estratégico no sentido de dotar o público-alvo de uma metodologia para uma
futura análise e formulação em qualquer indústria. Na parte final, é apresentada uma proposta
para um dos caminhos possíveis tendo em conta as condicionantes colocadas e a análise
efectuada.
en
This project aims to contribute to the study of strategy formulation, recurring to a case study
for analysis and discussion in classroom. It has been studied a reputed company from the
Portuguese wine sector called José Maria da Fonseca, whose characteristics were very useful
to launch some questions that illustrate rather interesting challenges .
The work is structured in three parts: in the first one, is presented all the necessary
information to understand the wine sector reality and the company, and also the main trends
that will determine the manager’s decisions.
In its essence, we shall see how the recent changes in world market (with a new scenario in
the offer), the evolution of brand’s definition (with a new dimension associated with the
strength of the regions) and the change of consumers profile itself, are main drivers towards
the wine companies competiveness. Afterwards, we will take a deeper look into the theory for
strategic thinking, in order to allow this work’s target audience to develop a methodology of
analysis or strategic formulation for the future, within any industry. Finally, considering the
information collected and analysed in the previous stages, it will be proposed one of the
possible paths for the company.