Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Definição estratégica para uma empresa na indústria dos vinhos em Portugal: case study José Maria da Fonseca

Autor
Ramos, Sandra Maria Poço
Resumo
pt
Este projecto pretende contribuir para o estudo da formulação estratégica através da utilização de um case study para análise e discussão em sala. O mesmo incidiu sobre uma empresa emblemática do sector dos vinhos em Portugal, a José Maria da Fonseca, que devido às suas particularidades puderam enriquecer o caso com um conjunto de questões que ilustram desafios bastante interessantes. O trabalho está estruturado em três partes: na primeira apresentam-se os dados necessários para compreender a realidade actual do sector do vinho e da empresa, bem como as tendências de evolução que influenciarão as decisões dos gestores. Na sua essência, veremos como as alterações recentes no mercado mundial (com a nova realidade na oferta), a mudança da noção de marca (com uma nova dimensão reservada à força das regiões) e a própria mudança do perfil dos consumidores, são factores decisivos para a competitividade das empresas que operam neste sector. Numa segunda fase, é aprofundada toda a vertente teórica do raciocínio estratégico no sentido de dotar o público-alvo de uma metodologia para uma futura análise e formulação em qualquer indústria. Na parte final, é apresentada uma proposta para um dos caminhos possíveis tendo em conta as condicionantes colocadas e a análise efectuada.
en
This project aims to contribute to the study of strategy formulation, recurring to a case study for analysis and discussion in classroom. It has been studied a reputed company from the Portuguese wine sector called José Maria da Fonseca, whose characteristics were very useful to launch some questions that illustrate rather interesting challenges . The work is structured in three parts: in the first one, is presented all the necessary information to understand the wine sector reality and the company, and also the main trends that will determine the manager’s decisions. In its essence, we shall see how the recent changes in world market (with a new scenario in the offer), the evolution of brand’s definition (with a new dimension associated with the strength of the regions) and the change of consumers profile itself, are main drivers towards the wine companies competiveness. Afterwards, we will take a deeper look into the theory for strategic thinking, in order to allow this work’s target audience to develop a methodology of analysis or strategic formulation for the future, within any industry. Finally, considering the information collected and analysed in the previous stages, it will be proposed one of the possible paths for the company.

Data

24-mai-2010

Palavras-chave

Estratégia empresarial
Business strategy
Sector vitivinícola português
Posicionamento estratégico
Factores críticos de sucesso
Portuguese wine sector
Strategic positioning
Critical factors of success

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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