Teses e dissertações

Mestrado
Engenharia Informática
Título

Football game analysis

Autor
Silva, Fábio Miguel Mariano
Resumo
pt
O futebol ocupa um grande espaço na sociedade. Desde os media à area empresarial, passando também por todos os adeptos, que semana após semana, enchem os estádios de futebol por todo o mundo. Este fenómeno leva a que surjam cada vez mais frameworks ligadas ao futebol. Frameworks estas que podem ir desde a mais simples aplicação que permita acompanhar jogos e resultados em direto, a frameworks mais complexas que processam dados e estatísticas de jogo, como por exemplo a posse de bola de cada equipa, distância percorrida ou número de passes efetuados por cada jogador individualmente, entre outras variáveis. Uma das vertentes, nesta área, ainda pouco explorada é a análise de jogo no sentido dos analistas de jogo, dos treinadores. A ideia deste tipo de análise é encontrar métricas, fundamentalmente coletivas, que façam sentido na ótica do treinador e que os ajudem a perceber porque uma equipa em determinado momento falhou. A ideia é que esta análise ajude o treinador na tomada de decisões. Nesta dissertação vamos apresentar uma Plataforma Java para análise de Futebol, concebido e implementado para a análise do jogo. A framework apresenta a capacidade de análise de jogo baseado nas coordenadas dos jogadores de forma a ajudar treinadores e jogadores para extrair informações dos jogos processados. As ferramentas de análise para alcançar este objectivo usam métricas coletivas com base no posicionamento do jogador nos três setores da equipa: defesa; meio-campo e; ataque. Isso permitirá analisar comportamentos colectivos do jogador antes de situações críticas (por exemplo, remate à baliza,). Isso ajuda a extrair conclusões sobre a performance de um setor da equipa.
en
Football has a large impact in our society. Starting with the media to entrepreneurs, also going through all the supporters who weekly fill football stadiums around the world. This phenomenon leads to the increase of frameworks linked to football. These frameworks can range from the simple application, which allows watching the games and results in real time, to the more complex ones that collect data, process data and calculate game statistics, such as team ball possession, individual players distance traveled or individual player’s number of passes performed. One issue that hasn’t been fully explored is the player’s collective behavior during a match. The idea of this kind of analysis is to find out, collective metrics which accurately describe the interactive behavior of a set of players. Therefore, the aim of this study was to create an user friendly platform where performance analysts and coaches can easily analyze player’s collective behaviors, usually associated to tactical performance. The aim of this dissertation is to present a, Java Platform for Football Analysis, designed and implemented for football game analysis. The framework presents capability on game analysis based on players coordinates inputs and helping coaches and players to extract information from processed games. The analysis tools to achieve this aim will use collective metrics based on player’s positioning on the three team sectors: defensive; middle and; offensive. This will allow to analyze player’s collective behaviors before critical situations (e.g., shot on goal, ). This helps to extract conclusions regarding group of players performances.

Data

17-jun-2016

Palavras-chave

Performance analysis
Futebol
Football
Collective behavior
Interpersonal distances
Análise de performance
Comportamento coletivo
Distâncias interpessoais

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo