Título
Football game analysis
Autor
Silva, Fábio Miguel Mariano
Resumo
pt
O futebol ocupa um grande espaço na sociedade. Desde os media à area empresarial,
passando também por todos os adeptos, que semana após semana, enchem
os estádios de futebol por todo o mundo. Este fenómeno leva a que surjam cada
vez mais frameworks ligadas ao futebol. Frameworks estas que podem ir desde a
mais simples aplicação que permita acompanhar jogos e resultados em direto, a
frameworks mais complexas que processam dados e estatísticas de jogo, como por
exemplo a posse de bola de cada equipa, distância percorrida ou número de passes
efetuados por cada jogador individualmente, entre outras variáveis.
Uma das vertentes, nesta área, ainda pouco explorada é a análise de jogo
no sentido dos analistas de jogo, dos treinadores. A ideia deste tipo de análise
é encontrar métricas, fundamentalmente coletivas, que façam sentido na ótica do
treinador e que os ajudem a perceber porque uma equipa em determinado momento
falhou. A ideia é que esta análise ajude o treinador na tomada de decisões.
Nesta dissertação vamos apresentar uma Plataforma Java para análise de Futebol,
concebido e implementado para a análise do jogo. A framework apresenta a
capacidade de análise de jogo baseado nas coordenadas dos jogadores de forma a
ajudar treinadores e jogadores para extrair informações dos jogos processados. As
ferramentas de análise para alcançar este objectivo usam métricas coletivas com
base no posicionamento do jogador nos três setores da equipa: defesa; meio-campo
e; ataque. Isso permitirá analisar comportamentos colectivos do jogador antes de
situações críticas (por exemplo, remate à baliza,). Isso ajuda a extrair conclusões
sobre a performance de um setor da equipa.
en
Football has a large impact in our society. Starting with the media to entrepreneurs,
also going through all the supporters who weekly fill football stadiums
around the world. This phenomenon leads to the increase of frameworks linked
to football. These frameworks can range from the simple application, which allows
watching the games and results in real time, to the more complex ones that
collect data, process data and calculate game statistics, such as team ball possession,
individual players distance traveled or individual player’s number of passes
performed.
One issue that hasn’t been fully explored is the player’s collective behavior
during a match. The idea of this kind of analysis is to find out, collective metrics
which accurately describe the interactive behavior of a set of players. Therefore,
the aim of this study was to create an user friendly platform where performance
analysts and coaches can easily analyze player’s collective behaviors, usually associated
to tactical performance.
The aim of this dissertation is to present a, Java Platform for Football Analysis,
designed and implemented for football game analysis. The framework presents
capability on game analysis based on players coordinates inputs and helping coaches
and players to extract information from processed games. The analysis tools
to achieve this aim will use collective metrics based on player’s positioning on the
three team sectors: defensive; middle and; offensive. This will allow to analyze
player’s collective behaviors before critical situations (e.g., shot on goal, ). This
helps to extract conclusions regarding group of players performances.