Título
The in crowd: publicações de arquitetura na Era das Celebridades. Sines: indústria e estrutura portuária
Autor
Prudêncio, Bárbara Costa
Resumo
pt
O livro “Arquitectura em Público”, do arquitecto
e curador Pedro Gadanho1 , estratificou o
estrelato identificando três fases: a primeira fase
de mediatização teve como figura tutelar, em
Portugal, Tomás Taveira2 ; a segunda fase de
difusão mediática teve Álvaro Siza Vieira3 como
figura de relevo; a terceira fase da popularização
do consumo da arquitectura teve como principal
personagem Eduardo Souto Moura4 . Este
trabalho debruça-se, particularmente nesta
última fase, utilizando como caso de estudo
como, no cenário português, a moda dos jovens
arquitectos, tem como expressão máxima o
reconhecimento da dupla Aires Mateus 5.
A arquitectura denominada como “arquitectura
de autor” prolífera nos tempos actuais mas, o
que move o público a ir ouvir arquitectos como
Siza Vieira, como quem vai ouvir um escritor, um cineasta ou um concerto de um músico? Os
hábitos de consumo alteraram-se, podemos até
apontar para um novo fenómeno na vida dos
portugueses, uma nova era de consumidores,
fiéis, com gostos que abrangem várias áreas,
que não somente a do seu domínio profissional.
Durante um longo período, a temática da
arquitectura apenas tinha lugar na esfera pública
quase como uma imposição. Actualmente, e
como meio de resposta ao fenómeno que se faz
sentir, o regresso à esfera pública dá-se
ocupando revistas populares, e tornando as
revistas, do sector restrito, mais acessível.
Revistas vendidas em quiosques ou em
papelarias ocupam expositores, captam pelo
design arrojado, pelas linhas modernas, contêm
imagens que seduzem, e por vezes caras, caras
que o público reconhece, que associa a nomes
que são particularmente mediáticos. O fenómeno
apelidado por Pedro Gadanho de “mediatização
da mediatização” ajuda a formar a ideia de que adifusão da arquitectura nos media de massa
tinha efeitos sobre a própria produção
arquitectónica. A concentração da mediatização
em certas figuras tornou o escrutínio mais
mordaz. As críticas e rejeições tornam-se mais
fáceis de tecer, os mais famosos mais
rapidamente se viram envolvidos em polémicas.
O anterior interesse por quem é o arquitecto, que
trabalhos faz, que desenhos cria, focando
particularmente pelo resultado final dos
projectos, é substituído pelo desejo de
desvendar o mistério do arquitecto enquanto
personalidade capaz de fazer notícia através do
seu trabalho e das suas conquistas.
en
The book "Arquitetura em Público", from the
architect and curator Pedro Gadanho, stratified
the starlight identifying three phases: the first
phase of mediatization had as a star figure, in
Portugal, Tomás Taveira; the second phase of
the media distribution had Álvaro Siza Vieira as
the most relevant icon; the third phase of the
popularization of the consumption of architecture
had as the main figure Eduardo Souto Moura.
This paper focuses, particularly, on this last one,
using as the studying object, on the Portuguese
scene, the fashion of the young architects, which
has at the highest level of recognition the Aires
Mateus duo.
The architecture known has "Author Architecture"
prospers nowadays, but what drives the people
to go and listen to architects the same way as
someone goes to listen to a writer, a film-maker or goes to a musician's show? The Portuguese
consumption patterns have changed, we can
even point out a new phenomenon on the
everyday life of the Portuguese people, a new
age of consumers, loyal, with tastes that range
across many subjects, not exclusive to their
professional area. For a long time the subject
"architecture" only had place in the social
environment almost as an imposition. Today, as
a mean of answer to the changes that are
happening, the comeback to the social
environment happens by the presence on
popular magazines, and turning the more restrict
ones more accessible. Magazines sold in
stalls/kiosks or general stores occupy displays,
captivate using bold designs, modern lines, have
images that entice, and sometimes faces, faces
that the public recognizes, faces that are
attached to mediatic names. The phenomenon
dubbed by Pedro Gadanho "the mediatization of
mediatization" helps to form the idea that the propagation of architecture on the mass media
had effects on the architecture production itself.
The concentration of the mediatization of this
subject, in some ways, made the scrutiny
sharper. The critiques and rejections become
easier to devise, the most famous easily see
themselves involved in controversy.
The previous interest for who the architect is, its
works, what he draws, focusing especially on the
final result of the project, is now replaced by the
desire to uncover the mystery of the architect as
a personality who's able to generate news
through its work and his accomplishments.