Teses e dissertações

Mestrado
Economia da Empresa e da Concorrência
Título

Diplomacia económica e internacionalização da economia portuguesa

Autor
Almeida, Tiago Filipe Figueiredo
Resumo
pt
O atual contexto do comércio internacional, global, liberalizado e competitivo, faz da diplomacia económica um instrumento fundamental para países e empresas. A atividade diplomática tem vindo a sofrer profundas alterações ao longo dos anos, assumindo agora uma grande relevância na área económica. Fruto desta evolução, deixou de ser somente um mecanismo de representação da política externa, para se assumir como uma via mais interventiva, facilitadora e estratégica dos interesses económicos de atores públicos (Estado, organizações) e privados (empresas) de um país. A presente dissertação visa dar a conhecer o impacto que o modelo de diplomacia económica Portuguesa tem no comércio bilateral, a contribuição para a internacionalização das empresas nacionais, a sua preponderância na atração de investimento e na divulgação da imagem do nosso país e a dinamização de negócios em mercados estratégicos. Através da entrevista realizada à diretora de relações institucionais e mercados externos da AICEP, testemunhamos em viva-voz o contributo e o papel que a diplomacia económica desempenha. Deste modo, fruto do conjunto de sinergias e da articulação de diversos organismos, a rede externa portuguesa tem tido um contributo bastante relevante para o desenvolvimento económico do país, com resultados práticos na balança comercial. Nesta perspectiva, damos, também, atenção à especialização do mercado nacional, demonstrando que o sector com maior quota de mercado é o da informação e comunicação e o mais concentrado é o da fabricação de coque e produtos petrolíferos. Por último, constatamos a tendência ascendente da economia Portuguesa, que, atualmente, é mais competitiva e globalizada face a anos anteriores.
en
In the current context of international trade, global, liberalized and competitive, economic diplomacy is a key instrument for countries and companies. The diplomatic activity has experienced profound changes over the years, now taking on a great importance in the economic area. As a result of this evolution it is no longer a simple representation mechanism of foreign policy, standing now as a more interventionist, facilitator and strategic way of promoting the economic interests of public actors (state organizations) and private (companies) of a country. This thesis aims to make known the impact that the Portuguese economic diplomacy model has on bilateral trade, its contribution to the internationalization of national companies, preponderance in attracting investment, promotion of the image of our country and its dynamics in strategic markets. Through the interview made to the institutional relations and external AICEP markets director, we witness the contribution and the role that economic diplomacy plays. Thus, as a consequence from the joint synergies and coordination of various bodies, the Portuguese foreign network has had a very important contribution to the economic development of the country, with practical results in the trade balance. With this in mind, we give special attention to the expertise of the domestic market, showing that information and communication is the sector with the largest market share, being the manufacture of coke and petroleum products the most concentrated sector. Finally, we note the upward trend of the Portuguese economy, which is currently more competitive and globalized compared to previous years.

Data

04-jul-2016

Palavras-chave

Internacionalização
Internationalization
Diplomacia económica
Economic diplomacy
Comércio internacional -- International trade
Economia portuguesa -- Portuguese economy

Acesso

Acesso livre

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