Título
Análise dos comportamentos sociais e não-sociais de crianças em idade pré-escolar: um olhar sobre as caraterísticas da criança
Autor
Dischler, Raphaëlle Guedes
Resumo
pt
A interação e as relações estabelecidas com os pares, durante o pré-escolar, têm um papel central no desenvolvimento da criança. O presente estudo teve como objetivo analisar a perceção que as educadoras, de crianças a frequentar o ensino pré-escolar, têm dos seus comportamentos sociais e não-sociais durante a brincadeira livre. Foram analisadas variáveis como: sexo e idade da criança, existência ou não de irmãos, idade de entrada no pré-escolar e horas diárias passadas na escola. Procurou-se, ainda, analisar de que modo caraterísticas do temperamento das crianças (descrito pela mãe) estavam ou não associadas com os seus comportamentos no contexto escolar. Vinte e sete educadoras e 105 mães de crianças entre os 23 meses e os 6 anos participaram no estudo. As educadoras responderam ao Preschool Play Behavior Scale (versão portuguesa) e as mães ao Children Behavior Questionnaire (CBQ) - versão Reduzida (versão portuguesa). Os resultados obtidos indicam que os comportamentos de Brincadeira Social são mais frequentes e aumentam com a idade, enquanto os Comportamentos Solitário-Ativo e Reticente diminuem. O Comportamento Solitário-Ativo é mais frequente nas crianças que não têm irmãos e menos frequente nas crianças que passam mais horas diárias na escola. A Brincadeira de Lutas é mais frequente no sexo masculino e nas crianças que passam mais horas diárias no pré-escolar. Relativamente às associações com as caraterísticas do temperamento, por e.g., as crianças com níveis mais elevados de Sensibilidade Percetiva, Aproximação/Entusiasmo e Extroversão apresentam mais comportamentos de Brincadeira Social.
Palavras-chave: comportamentos sociais e não-sociais, pré-escolar, temperamento
en
The interaction and the relationships established with peers during the preschool, play a central role in child development. This study aimed to analyze the perception that the educators of children attending preschool, have their social and non-social behavior during free play. Variables were analyzed as sex and age of the child, whether or not brothers, entry age in preschool and spent hours every day in school. It was intended to also analyze how different features of the temperament of children, described by their mothers, are associated with their behavior in school. Twenty-seven teachers and 105 mothers of children between 23 months and 6 years participated in the study. The teachers responded to Preschool Play Behavior Scale (portuguese version) and mothers to Children Behavior Questionnaire (CBQ) – “Short” version (portuguese version). The results indicate that the behavior of Social Play are more frequent and increase with age while Solitary-Active Behavior and Reticent tend to decrease. The Solitary-Active behavior is more common in children who have brothers and less frequent in children who spend more hours per day in school. Rough- Play is more frequent in males and children who spend more hours per day in preschool. About associations with the characteristics of temperament, for eg., children with higher levels of Perceptual Sensitivity, Positive Anticipation and Surgency have more social play behavior.