Título
Análise da competência social de crianças em idade pré-escolar: associação com características maternas e da criança
Autor
Mota, Ana Teresa Gomes
Resumo
pt
As caraterísticas da parentalidade e da própria criança são aspetos que têm vindo a ser
apresentados como centrais na compreensão da variabilidade da competência das crianças no
seu grupo de pares, em idade pré-escolar. Contudo, não parece existir um consenso nos
resultados obtidos e nas suas interpretações. Assim, o presente estudo teve como principal
objetivo contribuir para a clarificação da literatura, ao analisar, numa amostra portuguesa de 33
díades mãe-criança, as relações entre a sensibilidade e intrusividade maternas, o temperamento
da criança, e o ajustamento social da mesma; três dimensões foram consideradas: a competência
social, a agressividade e o retraimento social. As mães preencheram um questionário
sociodemográfico, e a versão reduzida do Children’s Behavior Questionnaire. A Tarefa dos
Três Sacos, tarefa de interação entre a mãe e a criança, permitiu analisar a Sensibilidade e
Intrusividade maternas. O Social Competence and Behavior Evaluation Scale foi preenchido
pelas educadoras. Não foram encontradas diferenças significativas em função do sexo da
criança para nenhuma das variáveis; a idade está positivamente associada com a competência
social, e negativamente com o retraimento social. Quanto ao temperamento, a extroversão
relacionou-se positivamente com a agressividade, a timidez com o retraimento social, e o
controlo inibido com a competência social. Não se verificaram relações significativas entre a
qualidade dos comportamentos maternos e as dimensões da competência social. Revela ser
importante considerar, em investigações futuras, as caraterísticas dos comportamentos do pai,
dado o crescente envolvimento paterno na prestação de cuidados, educação e desenvolvimento
da criança.
en
The features of parenting and of the children themselves are aspects that have been presented
as central in comprehending the variability of children’s social competence with their peers, in
preschool age. However, it doesn’t seem to exist consensus in the obtained results and its
interpretations. The present study’s main goal was to contribute to clarify the existing literature
by analyzing, in a sample of 33 mother-child dyads, the relations between the mothers’
sensibility and intrusiveness, the child’s temperament, and the child’s social adjustment; three
dimensions were considered: social competence, aggression, and social withdrawal. Mothers
completed a sociodemographic questionnaire and the short version of Children’s Behavior
Questionnaire. The Three Bags Task, a task of interaction between the mother and the child,
allowed to analyze maternal sensibility and intrusiveness. The Social Competence and Behavior
Evaluation Scale was completed by the kindergarten teachers. There weren’t found significant
differences related to the child’s gender for any of the studied variables; age was positively
associated with social competence, and negatively with social withdrawal. In what comes to
temperament, extroversion was positively related to aggression, shyness with social
withdrawal, and inhibitory control with social competence. There weren’t verified any
significant relations between the quality of maternal behaviors and the dimensions of social
competence. It has been revealed to be important to consider, in further investigations, the
features of father’s behaviors, given the growing paternal involvement in the children’s day
care, education and development.