Título
A promoção da arquitetura através da fotografia. Passagem para Norte : residências para investigadores
Autor
Sousa, Renata Macedo de
Resumo
pt
Este trabalho debruça-se sobre a relação de arquitetos e fotógrafos de arquitetura no território português e
tem como objetivo perceber o impacto que a fotografa tem na popularidade e volume de trabalho dos ateliers de
arquitetura, assim como perceber que outros meios de promoção e divulgação são explorados pelos arquitetos.
Para o estudo foram colocadas algumas questões base: Quão importante é a fotografa de arquitetura
para a arquitetura e quão válida é esta representação? Serão os fotógrafos críticos de arquitetura? Quais as
características que levam os arquitetos a escolher os fotógrafos com quem mais trabalham? Será realmente
necessário fotografar fora de Portugal? Qual a importância da presença humana na Fotografa de Arquitetura?
Quais os métodos de divulgação dos fotógrafos e arquitetos e qual o peso da fotografa nessa divulgação? Que
exigências impõem os fotógrafos e os arquitetos uns aos outros? E quão rentável será a fotografa de arquitetura?
Basicamente a grande pergunta a que tentamos responder é: Qual o papel da fotografa na promoção da
arquitetura?
Estas questões foram transformadas em entrevistas, divididas em três partes: A: Conhecimento de Fundo
sobre o Inquirido; B: Fotografa de Arquitetura; e C: Métodos de divulgação / promoção praticados. Para o efeito
foram contactados vinte e quatro arquitetos e dez fotógrafos de arquitetura para compreender esta realidade,
descrever como a fotografa de arquitetura é vista em Portugal nos dias de hoje e quão importante é o papel dos
fotógrafos na encomenda de arquitetura. Resumindo este estudo procura esclarecer quais as difculdades e quais
as vantagens para o arquiteto que quer dedicar a sua vida a fotografar arquitetura e perceber a potencialidade
que esta profssão tem no panorama atual, concluindo que talvez seja mais correto perguntar o que seria da
promoção de arquitetura sem a fotografa, uma vez que esta é o método mais efcaz de divulgação da mesma.
Palavras-chave: Fotografa de Arquitetura; Portugal; Divulgação; Arquitetura; Arquitetos; Fotógrafos.
en
This work focuses on the relationship between architects and architecture photographers in the Portuguese
territory and aims to understand the impact photography has in the architecture practices popularity and work
volume, as well as understand what other means of promotion architects are exploring.
For the study some base questions were asked: How important is architectural photography for architecture
and how valid is this representation? Are photographers architecture critics? Which characteristics make Architects
choose the photographers they work the most with? Is it really necessary to photograph out of Portugal? How
important is the human presence in architectural photography? What promotion methods do photographers
and architects use and what is the importance of photography on that promotion? What requirements do
photographers and architects impose to each other? How proftable is architectural photography? Basically, the
main question that we are trying to answer is: What is the role of photography in architecture promotion?
These questions were converted in interviews, which were divided in three parts: A: Deep Knowledge
about the Respondents; B: Architectural Photography; C: Promotion Methods. Twenty four architects and ten
architectural photographers were contacted to better understand this reality, to describe how photography is
seen in Portugal today and how important is the photographers role in an architecture contract. In summary, this
study tries to clarify the difculties and advantages of an architect who wants to devote his life to architecture
photography and to understand this job potential in the actual panorama, concluding that it would probably be
more accurate to ask how would architectural promotion be without photography, once it is its most efective
publicity method.