Título
City branding: Lisboa
Autor
Silva, Ana Rita Fernandes da
Resumo
pt
Lisboa é uma cidade iluminada pelo Rio Tejo e pelo Sol que fazem da capital
portuguesa um espelho de vida, cor e beleza. Esta cidade serviu ao longo de muitos
séculos, tal como ainda serve nos dias de hoje, de inspiração para poemas de
prestigiados autores, assim como de músicos, artistas, dos seus cidadãos e visitantes.
Conforme destacado pela Associação de Turismo de Lisboa (ATL), esta região é
cosmopolita e detentora de uma beleza incomparável. Apresenta ainda como pontos
fortes o facto de ter uma qualidade urbana e de ser capaz de gerar sensações pelo clima,
bem como pela sua relação com o mar e o rio. Lisboa representa história e uma
autenticidade cultural única, aliada a um património e arquitetura de excelência. Esta
região tem apresentado nos últimos anos resultados surpreendentes no que diz respeito
aos principais indicadores da hotelaria. Em paralelo, verificou-se uma evolução positiva
ao longo dos anos no processo de desenvolvimento turístico para Lisboa e, por isso,
espera-se que a tendência de crescimento perdure.
É perante esta próspera realidade que é necessário proceder a uma análise detalhada
sobre quais os principais fatores que levaram a este reconhecimento por parte dos
intervenientes neste setor e por parte dos visitantes, que chegam cada vez mais em
maior número a esta cidade do canto ocidental da Europa.
Desta forma, o estudo em causa irá focar-se na área do marketing e gestão da marca
Lisboa de forma a determinar os fatores e desafios desta matéria, tendo como elemento
comum o conceito de city branding. O conceito de city branding ou place branding é
uma abordagem que pretende determinar uma região, um local, uma comunidade ou um
destino. Trata-se da forma mais eficaz de comunicar e articular qual é a estratégia única
de posicionamento do local. Esta área de estudo tem sido alvo de elevados contributos
do interesse académico e profissional. Contudo, a definição de uma estratégia de
branding para uma região tem vindo a revelar-se num desafio na medida em que os
lugares apresentam, na maioria dos casos, uma complexidade de características e
propostas de valor enquanto produtos turísticos. Esta realidade dificulta o trabalho
diário de promoção turística mas, acima de tudo e no que diz respeito ao âmago deste
X
estudo, dificulta a definição do posicionamento, identidade, missão e visão do lugar e,
consequentemente, todas as formas de materialização da estratégia, seja uma identidade
visual, a comunicação, entre outros aspetos.
Para além da abordagem e dos conceitos explicitados acima, esta investigação irá
basear-se em duas frameworks do tema apresentadas por Kavaratzis e Balakrishnan,
ambas publicadas no ano de 2009 . É a partir de toda a revisão cientifica e,
principalmente, a partir destes dois estudos que será desenvolvido um modelo
conceptual de estratégia e gestão de city / place branding, que por sua vez, retratará a
realidade de Lisboa nos três vetores selecionados e destacados do modelo, a saber: a
ideia central da marca, o posicionamento e os componentes da marca. Pretende-se
analisar o panorama atual da estratégia e das atividades desenvolvidas em Lisboa e, a
partir desses dados, estudar as oportunidades e desafios da região e ainda, propor ações
de desenvolvimento no sentido de contribuir para a criação de uma estratégia eficaz e
consistente de branding , essencialmente no que diz respeito aos três elementos
identificados acima.
en
Lisbon is a city lit by the Tagus River and the sun that make the portuguese capital into
a mirror of life, color and beauty. This city served over many centuries, as it still serves
today, as inspiration for poems by renowned authors, as well as musicians, artists, its
citizens and visitors.
As highlighted by the Lisbon Tourism Association (ATL), this region is cosmopolitan
and holds an incomparable beauty. Presents as strengths that have an urban quality and
also the capability to generate sensations by climate as well as its relationship with the
sea and the river. Lisbon has a unique history and cultural authenticity, combined with a
heritage and architecture of excellence. This region has shown amazing results in recent
years based on the main indicators of turism. In parallel, there was a positive trend over
the years to develop Lisbon as a tourism product and therefore it is expected that the
growth trend will last.
It is against this thriving reality that is necessary to conduct a detailed analysis of the
main factors that led to this recognition by stakeholders in the sector and from visitors,
arriving in increasingly greater numbers to this city.
As a result, the study in question will focus on marketing and brand management on
Lisbon area to determine the factors and challenges in this matter, having the concept of
city branding as common element.
The concept of city branding and place branding is an approach that aims to determine
a region, a place, a community or a destination. This is the most effective way to
communicate and articulate what is the unique positioning strategy of the place. This
area of study has been the target with high contributions of academic and professional
interest. However, the definition of a branding strategy for a region has been proved to
be a challenge because places have, in most cases, a complexity of features and value
propositions as tourism products. This fact difficult the daily work of tourist promotion,
but above all, complicates the definition of positioning, identity, mission and vision of
the place and consequently all forms of strategy materialization, like visual identity,
communication, and other aspects.
XII
Beyond the approach and the concepts explained above, this research will be based on
two frameworks, regarding this subject, presented by Kavaratzis and Balakrishnan, both
published in 2009. It's from all the scientific review and, especially, from these two
studies that it will be developed and presented a conceptual model of strategy and
management for city / place branding, which in turn, will portray the reality of Lisbon
on these select and highlighted elements: central idea of the brand, positioning and
brand components. It is intended by this thesis to analyze the current situation of
strategy and activities in Lisbon and, from these information, study the opportunities
and challenges of the region and also propose development actions to contribute to the
creation of an effective and consistent branding strategy, mainly regarding the three
items identified above.