Título
Estudo exploratório do impacto da crise económica na responsabilidade social corporativa
Autor
Silva, Rita Margarida Ferreira dos Santos Mateus
Resumo
pt
A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) tem sido estudada sobretudo na sua
vertente externa, predominantemente ambiental, sendo raros os estudos que a abordem de
forma multidimensional e em situação dinâmica (de mudança temporal). É assim oportuno
um estudo que investigue este fenómeno de maneira mais integrada e de forma
contextualizada, tomando por referência a situação de crise económica.
Para este efeito, foram analisados os Relatórios Sociais de 13 empresas do PSI-20
tendo por base o modelo de Neves e Bento (2005) que prevê duas perspetivas da RSC (interna
e externa) e três grandes categorias (Social, Ambiental e Económica). Através da análise de
indicadores macroeconómicos foram selecionados 3 anos correspondentes a diferentes
períodos da crise: 2008 (ano pré-crise), 2009 (ano de início da crise) e 2013 (plateau).
As análises indicam que concluir que a RSC constitui uma atividade que resiste à crise
económica, assim evidenciando a natureza de longo prazo expectável do seu retorno e que as
empresas sob análise não são motivadas pelo retorno imediato
en
Corporate Social responsibility (CSR) has been studied mainly focusing its external
dimension, with very scarce studies adopting a multidimensional approach and from a
dynamical point of view (time changes). It is thus opportune to conduct a study that
simultaneously researches this phenomenon from an integrated perspective while putting it
into its economic context, namely, the ongoing crisis.
In order to achieve this, we analysed Social Reports from 13 PSI-20 indexed
corporations on the basis of Neves and Bento (2005) model that proposed two CSR
perspectives (internal and external) and three main categories (social, environmental, and
economic). Resourcing to macroeconomic indicators we selected three years representative of
distinct periods of the crisis: 2008 (before the crisis), 2009 (the onset of the crisis), and 2013
(plateau of the crisis).
Findings show that CSR is an enduring activity facing the economic crisis, this
showing the long term nature of its expectable return and those corporations are not motivated
by the short run return of investment in this area