Título
Distribution management in the health club industry: the impact of a company’s image and environment when choosing a point of sale (POS)
Autor
Freitas, Mónica Sofia de
Resumo
pt
O objectivo desta investigação é estudar como o meio ambiente das lojas influencia os
consumidores na escolha de um ponto de venda. O ponto de venda que é tomado neste
estudo faz parte do sector terciário: Centros de Saúde e Lazer. Este projecto baseia-se
na identificação das principais características dos Centros de Saúde e Lazer em
Portugal que são tomadas em consideração quando os clientes ou potenciais clientes
pretendem frequentar um clube desta natureza.
O envolvente da loja, na teoria, consiste em três factores: ambiente, design e serviço
providenciado pelos empregados, o qual nesta investigação será identificado como
factor social. Por outro lado, os critérios de escolha da loja que serão analisados são:
qualidade do serviço, preço e imagem da loja. A pesquisa feita na investigação também
inclui um estudo do comportamento do consumidor, de modo a compreender a ligação
entre o meio ambiente da loja e os critérios de escolha da loja por parte dos
consumidores.
As conclusões deste projecto são baseadas em 121 questionários, os quais foram
distribuídos por dois principais canais: a internet (email) e a distribuição física
(entrevistas pessoais). A população-alvo são membros de um Centro de Saúde e Lazer
privado situado em Torres Vedras e os entrevistados foram seleccionados utilizando o
método de amostragem por conveniência.
Esta investigação apresenta um modelo conceptual que analisa a percepção dos
consumidores sobre a envolvente da loja e como isso influencia a escolha dos
consumidores por essa loja.
en
The objective of this investigation is to study how a store’s environment influences
consumers when choosing a point of sale (POS). The POS that is taken into account is
part of the tertiary industry: Health Clubs. This project is set on identifying the principle
characteristics of Health Clubs in Portugal that are taken in consideration when clients
or potential clients are considering joining a club of this nature.
Store environment, in theory, consists of three factors: ambient, design and service
provided by employees, which in this investigation will be identified as the social
factor. On the other hand, the store choice criteria that will be analysed are: service
quality, price and store image. The research done in this investigation also includes a
study on consumer behaviour, in order to comprehend the link between the store
environment and the consumers store choice criteria.
The conclusions of this project are based on 121 questionnaires which were distributed
by means of two channels: the internet (mailing) and physical distribution (personal
interview). The target population are the members of a private Health Club situated in
Torres Vedras and the respondents were selected by using convenience sampling.
This investigation proposes a conceptual model that analyzes the consumer’s perception
of the store’s atmospherics and how these influence the consumer’s store choice.