Título
Práticas de sustentabilidade na banca em Portugal: análise dos casos dos bancos presentes no psi-20
Autor
Quintas, Susana Moreira Guedes Neves
Resumo
pt
Com a crise económica e financeira a nível mundial torna-se cada vez mais relevante que as empresas sejam sustentáveis não apenas em termos económicos, mas também nível ambiental e social. A presente dissertação visa analisar as práticas de sustentabilidade da Banca Portuguesa e compará-las com as práticas das Instituições Financeiras melhor colocadas em termos de sustentabilidade a nível internacional.
Para âmbito de análise foram selecionados os casos dos Bancos presentes no PSI-20, por se tratar de instituições privadas que representam uma considerável fatia da quota de mercado português (mais de 55%).
A nível internacional foram selecionados os Bancos vencedores nos últimos anos dos Índices de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI), em colaboração com a empresa SAM, que estão entre os mais conceituados índices de sustentabilidade a nível internacional, disponibilizando rankings específicos por setores de atividade.
A comparação das práticas de sustentabilidade entre as Instituições Financeiras selecionadas, nas três dimensões da sustentabilidade (económica, social e ambiental) permite avaliar qual o posicionamento da Banca nacional face às melhores práticas internacionais, e quais as medidas que poderiam ser implementadas no sentido de melhorar a sua performance em termos de práticas de sustentabilidade.