Título
How are companies addressing sustainability?: The pedagogical case study of Sociedade Central de Cervejas e Bebidas
Autor
Sobral, Sara Nunes
Resumo
pt
As empresas estão a ser chamadas à ação. Tanto pelos seus consumidores como também
pelos governos. No entanto, tanto “sustentabilidade” como “responsabilidade social
corporativa” ainda são dois conceitos bastante vagos, o que dificulta, por parte das
empresas, a implementação bem-sucedida de uma estratégia de negócio que tenha em
consideração e compense o impacto das suas operações na sociedade. Este caso de estudo
foca-se na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, uma das duas cervejeiras
Portuguesas líderes de mercado e que é detida pelo Grupo Heineken, e em como esta
desenvolveu a sua estratégia de sustentabilidade – mais, como é que a Heineken, enquanto
grupo internacional, contribuiu para este processo? Tendo isso em conta, o caso de estudo
explora ferramentas de gestão estratégica para as organizações compreenderem o
ambiente em que operam e as suas capacidades, bem como reconhecerem possíveis
barreiras na definição do percurso estratégico. Além disso, identifica não só o porquê de
as empresas estarem a abordar a sustentabilidade, mas também quais os desafios com que
se deparam ao fazê-lo. Desta forma, este caso de estudo representa uma ferramenta útil
para entender a magnitude da gestão estratégica de uma empresa real e faculta linhas
gerais a ter em consideração aquando da implementação de uma estratégia de
sustentabilidade.
en
Companies are being called to action by their consumers and even by governments. Both
“Sustainability” and “Corporate Social Responsibility”, however, are still very broad
concepts, which makes it harder for organizations to successfully implement a business
strategy that takes into account and compensates for the impact of their operations in
society. This pedagogical case study is focused on Sociedade Central de Cervejas e
Bebidas, one of the two leading Portuguese brewers and which is part of the Heineken
Group, and how it has developed its own sustainability strategy – more, how has
Heineken, as an international group, contributed to this process? Taking this into account,
the case study explores strategic management tools for organizations to understand their
environment and capabilities and to recognize potential barriers when setting the strategic
path. Additionally, it identifies not only why are companies tackling sustainability, but
also which challenges do they face when so doing. As such, this case study represents a
useful tool to realize the magnitude of strategic management on a real company and
provides outlines for consideration when seeking to implement a sustainability strategy.