Título
The influence of social media in the purchase decision process: the case of portuguese energy consumers
Autor
Cardoso, Nuno Tiago de Figueiredo
Resumo
pt
Hoje em dia as redes sociais desempenham um papel fundamental na sociedade, as empresas necessitam de se adaptar a um novo mundo onde o consumidor está constantemente a evoluir, exigir e criar novas necessidades. A indústria energética não é exceção, os consumidores procuram cada vez mais informações sobre preços, serviços e novas formas de interação, logo os fornecedores de energia não podem ficar parados no tempo. A liberalização do mercado e a crise económica apenas vieram agudizar ainda mais essa necessidade.
Torna-se, assim, especialmente relevante estar presente nestas novas plataformas, definindo uma estratégia consistente baseada não só no modelo de negócio mas também no consumidor e no mundo que o rodeia. Conceitos como social media, marketing viral e word-of-mouth são muito importantes para compreender o padrão de comportamento dos consumidores. Compartilhar experiências e informações é hoje um hábito automático e a opinião do consumidor deve ser o espelho das empresas para alcançar o sucesso.
Esta investigação segue uma abordagem dedutiva, analisando primeiro os conceitos essenciais na pesquisa bibliográfica e incorporando a Netnografia como metodologia principal no estudo qualitativo.
en
Nowadays social networks play a key role in society, companies need to adapt themselves to a new world where the consumer is constantly evolving, creating new demands and needs. The energy industry is no exception, consumers are increasingly looking for information on prices, services and new forms of interaction, consequently the energy suppliers can´t stop in time. Market liberalization and the economic crisis have only exacerbated this need.
It is especially important to be present on these new platforms, defining a consistent strategy based not only on the business model but also in the consumers and in the world around them. Concepts such as social media, viral marketing and word-of-mouth are very important to understand the pattern of consumer behavior. Sharing experiences and information is now an automatic habit and consumers´ opinion should be the mirror of businesses to succeed.
This research follows a deductive approach, first analyzing key concepts in literature review and then incorporating Netnography as the main methodology in the qualitative study.