Título
Avaliação de empresa cotada: Portugal Telecom
Autor
Palma, Ricardo Miguel Camacho
Resumo
pt
Em todos os mercados financeiros as empresa são avaliadas pela sua capacidade de gerar valor para os seus acionistas.
Nas empresas cotadas, o seu valor oscila consoante os resultados que apresentam ao mercado. Quando os seus resultados ficam aquém daquilo que é esperado, tal reflete-se no valor que o mercado faz da empresa, revendo-o em baixa. Quando os seus resultados superam as expectativas o oposto acontece.
Em mercados maduros e com dificuldades económicas, como é o caso de Portugal, as oportunidades de crescimento e consequente criação de valor são limitadas ou até inexistentes. De modo a poderem continuar a crescer e a apresentar bons resultados aos mercados é necessário que as empresas procedam à internacionalização das suas atividades, de modo a que com a escala obtida consigam cumprir com aquilo que o mercado espera delas.
No caso particular da Portugal Telecom, irá ser demonstrada a importância dos mercados internacionais, mais concretamente do mercado brasileiro, para o crescimento das suas receitas e resultados e consequente geração de cash flows. Mantendo-se o mercado doméstico relativamente estável, os negócios internacionais são uma boa alavanca de crescimento.
Através do método do FCFF e da avaliação por múltiplos será possível verificar que os negócios internacionais têm um papel importante na estrutura da Empresa e, juntamente com um mercado doméstico relativamente estável, são ativos essenciais na composição do seu valor de mercado. A avaliação pelo EVA permitirá observar se a Empresa está a criar ou a destruir valor.
en
In all financial markets the companies are evaluated by its ability to generate value to their shareholders.
In public traded companies, their value changes in accordance to the results presented to the markets. When the results stays bellow of what it is expected from them, it has impact in the value that the financial markets give to the company, by lowering its value. When the results overpass the expectation the opposite happens.
In mature markets with economic difficulties, such as Portugal, the growth opportunities and value creation are limited or even nonexistent. To be able to continue growing and present good results to the markets it is essential that companies proceed to the internationalization of its activities, in order to obtain scale and fulfil to what the markets expects from them.
In the particular case of Portugal Telecom, it will be shown the importance of international markets, more specifically the Brazilian market, to the growth of its revenues and results and consequent generation of cash flows. With the domestic market relatively stable, the international businesses are a good leverage of growth.
Through the FCFF method and the multiples valuation it will be possible to demonstrate that the international businesses have an important role in the Company structure and, together with a relatively stable domestic market, are important assets in the assessment of its market value. The EVA valuation allows to see whether the Company creates or destroys value.