Teses e dissertações

Mestrado
Finanças
Título

The Time Warner and AOL merger

Autor
Albuquerque, Hélder Salvador de
Resumo
pt
O mundo empresarial tem assistido a movimentações relativas a processos de Fusão desde o início do século XX, aquando da ocorrência da 1ª vaga de Fusões & Aquisições. Estas movimentações emergem da intenção das empresas de aproveitamento de oportunidades existentes no mercado ou valorização da sua posição competitiva através da combinação de duas organizações, com a criação de valor para os accionistas como objectivo final. A Fusão entre a Time Warner e a AOL ocorreu em 2000 e representou a combinação de um gigante de Media e Entretenimento (Time Warner) com uma empresa que operava no segmento de Internet (AOL), que vinha assistindo a um crescimento exponencial. O presente Caso de Estudo tenta identificar, em primeiro lugar, a situação do Mercado de Media e Entretenimento e os seus principais segmentos no momento da incorporação, incluindo o posicionamento de ambas as empresas e as suas motivações para a Fusão. Os termos do acordo são analisados através de uma avaliação com base no método Free Cash Flow to the Firm (FCFF) de ambas as empresas no momento da Fusão, o que permitiu a conclusão de que ambas estavam sobrevalorizados e que o preço de aquisição foi demasiado alto. A análise da Fusão foi complementada com uma visão dos Múltiplos de Mercado das duas empresas e uma avaliação da reacção de Mercado de Capitais ao anúncio da fusão, que mostrou falta de capacidade para ter uma visão clara do impacto total desta movimentação empresarial.
en
The corporate world has experienced Merger movements since the beginning of the XX century when the first wave of Mergers & Acquisitions occurred. These Merger movements always represent intent from companies to take advantage of existing market opportunities or leverage the competitive position of the combined company, always with the final objective of creating value for the shareholders. The Merger between Time Warner and AOL occurred in 2000 and represented the combination of a Media and Entertainment Conglomerate (Time Warner) with a company operating in the Internet segment (AOL) that was experiencing some outstanding growth. The present Case Study tries to firstly identify the situation of the Media and Entertainment Market and its major segments at the time of the Merger, including the positioning of both companies as well as its motivations to merge. The terms of the deal are analyzed through a Free Cash Flow to the Firm (FCFF) valuation of both companies at the time of the Merger that leads to the conclusion that they were overvalued and the price paid was too high. The Merger analysis was complemented with a Market Multiples overview of both companies and an assessment of the Stock Market reaction on the announcement of the Merger that showed the lack of ability of the Market to take a clear view of the full impact of this M&A movement.

Data

04-jan-2013

Palavras-chave

Mercado de capitais
Stock market
Múltiplos de mercado
Market multiples
Merger
Fusão
Free Cash Flow to the Firm (FCFF)

Acesso

Acesso livre

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