Título
O cátalogo como obra do curador
Autor
Fernandes, Joana Garcia Rolo Sá
Resumo
pt
A presente dissertação centra-se na problemática da curadoria, a sua presença nos catálogos de exposições temporárias e as noções de obra e autor (inserida no ramo de gestão cultural, devido à temática artística patente na figura curatorial e com tónica no reconhecimento do ser obra). O estudo incide sobre 92 catálogos de exposições em arte contemporânea publicados em Lisboa. Procurando compreender de que modo podem ser identificados como obras do curador.
Deste ponto de partida, realiza-se inicialmente um percurso sucinto pelo entendimento do papel e funções do curador desde o aparecimento dos objetos-obras. Estabelecendo relações com as atividades atualmente ditas curatoriais e as primeiras atividades realizadas em prol da proteção e conservação destes objetos-obras. De seguida procura-se uma compreensão da exposição e do catálogo como obras pelo seu contraste a referências e noções da arte contemporânea.
A dissertação elabora uma análise dos catálogos, verificando como é possível reconhecer a existência do curador e o modo como seu discurso o denuncia como autor. Contempla-se ainda a perceção da relação entre a exposição e o catálogo, no sentido de contribuir para a reflexão sobre a curadoria.
Deste estudo resulta um conjunto de considerações sobre a autoria do curador perante o catálogo, considerando as tipologias de catálogo, curador e espaço definidas a partir das quais se conclui no sentido da consideração do catálogo como um prolongamento da exposição e obra do curador.
en
This dissertation focuses on curatorial issues of the temporary exhibition catalogs and the concept of art work and the author (comprised in the cultural management field, due to the existing artistic theme in curatorial figure and emphasizing the recognition of the art work). This project focuses on 92 contemporary art exhibition catalogs that were published in Lisbon, seeking to understand how they can be recognized as curators work.
Through this starting point takes place a brief tour over the understanding of the role and tasks of the curator since the advent of art-object, establishing interactions with current activities stated as curatorial and the first conducted activities to promote the protection and conservation of these art–objects. Thereafter starts the understanding of the exhibition and the catalog as art works through divergences to references and notions of contemporary art.
In this sense, this dissertation performs a small analysis of the catalogs confirming that it is possible to recognize the existence of a curator and the way its speech discloses him as an author. It also studies the established relation between the exhibit and the catalog, and through this analyses and theoretical reflections intends to contribute to the increase of the perception of the role of the curator.
From this study outcomes some interpretations on authorship of the curator over the catalog, that vary according to the catalog types, curator and space