Título
Impacto das redes sociais na reputação das empresas
Autor
Oliveira, Liliana Simão de
Resumo
pt
Nos últimos anos temos vindo a acompanhar uma grande expansão da internet e
da tecnologia. Esta expansão tem sido crucial no quotidiano da sociedade, devido ao
grande desenvolvimento das redes sociais. As redes sociais têm sido um dos meios mais
desenvolvidos, simples e acessíveis, com muita informação a circular, uma vez que há
um grande crescimento de número de utilizadores, podendo estes publicar em tempo
real as suas opiniões, os seus interesses, revelar dados pessoais, fotos, comentários, rede
de amigos, ou seja, tudo o que acham importante partilhar com a sociedade. Com isto,
cada vez mais as empresas têm tido atenção à sua reputação, dado que um simples
comentário/ opinião sobre um produto/serviço de uma empresa/marca pode influenciar a
escolha de aquisição por parte de outro utilizador/consumidor Dado que a reputação das
empresas está demasiado exposta perante a sociedade, as empresas têm investido cada
vez mais numa estratégia para acompanhar e interagir com os seus potenciais clientes.
Com este trabalho, pretende-se compreender melhor como as redes sociais são
cada vez mais procuradas pelas pessoas e como as empresas podem acompanhar esta
evolução, não afetando a reputação das mesmas. Quanto à metodologia de trabalho, foi
efetuado um estudo de literatura para cada tema e realizado um questionário aos
utilizadores/consumidores, com o objetivo de analisar as redes sociais, as opiniões que
nelas são transmitidas e o modo como a reputação das empresas pode sair prejudicada.
Com a análise dos resultados, consegue-se assim atingir o objetivo pretendido,
que é dar a conhecer os fatores que podem influenciar a reputação das empresas nas
redes sociais.
en
In the past years we have been following a huge expansion of internet and
technology. This expansion has been crucial in the companies’ daily routine, due to the
big development of social networks. Social networks have been one of the most simple,
available and developed means of communication, with lots of information circulating
due to the reason that everyday even more users are publishing in real-time their
opinions, interests, personal data, photos, comments, network's friends and everything
that they understand important to share with the community. Herewith, even more
companies pay attention to their reputation because one simple comment or opinion
about a product/service of a company/brand could influence the decision making of the
other users/consumers. The companies’ reputations are too exposed to society, therefore
the companies have been investing in a strategy to follow and interact with the potential
clients.
This work aims to better understand how the social networks are increasingly
sought after by people and how companies can keep track of this evolution without
affecting their reputation. As for this work’s methodology a literature study for each
topic was performed and a questionnaire was carried out to the users/consumers in order
to analyze the social networks, the opinions there transmitted and how the company’s
reputation may get out impaired.
With the analysis of the results, the desired goal can be achieved, which is to
acknowledge the factors that can influence the reputation of companies on social
networks.