Título
Sporting Clube de Portugal, a social media benchmark in the football clubs’ sector
Autor
Saúde, Miguel Lages Ribeiro de Gomes
Resumo
pt
No mundo de hoje em dia, é cada vez mais acentuada a importância que a Internet e as
redes sociais vão tendo na sociedade e na vida de cada um dos indivíduos que a compõem.
Com o aumento exponencial do número de utilizadores e com o aparecimento de novas
redes, os clubes de futebol têm visto nestas plataformas a possibilidade de comunicarem
de uma forma não muito dispendiosa para uma audiência de milhares ou milhões de fãs
de uma maneira relativamente segmentada. Portugal não é exceção e de uma melhor ou
pior forma, a maioria dos clubes da Liga Portuguesa já se encontra nas redes sociais mais
populares.
O presente estudo de caso, partindo da temática referida anteriormente, pretende retratar
a forma como o Sporting Clube de Portugal alterou a sua estratégia de marketing nos
últimos anos e a centrou em torno dos seus adeptos, evidenciando um grande foco na
vertente online e mais especificamente nas redes sociais. Partindo deste pressuposto, será
apresentada a evolução do clube nas diversas plataformas, desde o momento da sua
criação até aos dias de hoje, pretendendo demonstrar que na sua generalidade, a presença
do Sporting nos social media poderá ser considerada como uma referência não só nacional
mas também internacional.
Para facilitar o entendimento do caso será efetuada uma abordagem ao tema do marketing
desportivo, à importância dos fãs e como estes se relacionam com os clubes de futebol e
finalmente ao crescimento dos social media no contexto da Internet.
en
In today’s world, it is becoming more prominent the importance that Internet and social
media have been having in society and in the lives of each individuals who compose it.
With the exponential increase in the number of users and with the emergence of new
social networks, football clubs have seen in these platforms the possibility to
communicate in a not very expensive way to an audience of thousands or millions of fans
in a fairly segmented form. Portugal is no exception and in a better or worse manner, the
majority of the Portuguese League clubs are already present in the most popular social
networks.
This case study, based on the theme referred above, seeks to portray how Sporting Clube
de Portugal has changed its marketing strategy in the last years by shaping it around the
club’s fans, revealing a strong focus on the online component and more specifically on
social networks. On that basis, it will be presented the progress of the club in the various
platforms, from the moment of its creation to the present day, intending to show that in
general, Sporting CP’s presence in social media can be considered not only as a national
but also as an international benchmark.
To contribute for a generic comprehension of the case study, a literature review will
highlight the main concepts of sports marketing, the importance of fans and how they
relate to football clubs and finally the growth of social media in the Internet.