Título
Estudo de reputação dos ex-alunos da ISCTE Business School
Autor
Marçal, Diogo Alexandre da Costa
Resumo
pt
Hoje em dia, por todo o Mundo, as Business Schools competem activamente pelos melhores alunos, de forma a tornarem-se bases de recrutamento de empresas de topo e aumentarem as suas fontes externas de financiamento. Este tipo de competição já ombreia com a dos mercados tradicionais, onde é normal discussões e análises relativas a posicionamento e gestão de marcas. Consequentemente os sistemas de gestão das Universidades Europeias assemelham-se cada vez mais às modernas empresas, assegurando a sustentabilidade financeira a longo prazo. Neste xadrez, a gestão das relações e da reputação com os ex-alunos é uma pedra fundamental. Em Portugal, só agora estão a ser dados os primeiros passos neste campo e o seu estudo é cada vez mais premente para a sobrevivência das Universidades. Quais as actividades mais apreciadas pelos ex-alunos? O que pode ser feito para melhorar as relações e a reputação? Em que medida a sua performance impacta nos laços emotivos entre ex-alunos e Business School?
en
Nowadays, for all over the world, Business Schools compete actively for the best students. They desire to turn University in the recruitment ground of top organizations and increase the external sources of revenue. This kind of competition is becoming increasingly similar to the traditional markets, where discussions and analysis about positioning and brand management happen in a day to day basis. To follow this change, the management systems of the European Universities are becoming similar to modern enterprises, where the main goal consists of ensuring the financial sustainability in the long term. In this context, the alumni relationships and reputation management is a keystone. In Portugal, only now this field is becoming a conversation topic between Business School managers, because its study is urgent for the Universities’ survival. Which activities are the most appreciated by the alumni? What can be done to improve the relationship and reputation? To what extent performance affects the emotional links between alumni and Business School?