Título
Satisfação com a organização e com a sua presença online e os seus impactos nas práticas de doação: O caso dos Leigos para o Desenvolvimento
Autor
Hassamo, Sara
Resumo
pt
O trabalho apresentado procurou constituir uma abordagem ao estudo do terceiro sector. O estudo pretende compreender como a satisfação com o website e página de Facebook das ONGD, mais especificamente, da Associação dos Leigos para o Desenvolvimento, podem motivar os doadores ou potenciais doadores privados, a doar dinheiro ou tempo à organização.
Tendo por base uma amostra global de 204 respondentes, recorreu-se à análise descritiva, à construção de modelos de regressão linear múltipla e árvores de decisão; a recolha de dados foi efetuada com um questionário preparado especificamente para o efeito. Os resultados obtidos evidenciam que os conhecedores dos Leigos para o Desenvolvimento estão satisfeitos com a presença online da organização, bem como com a organização. A satisfação com a organização é influenciada tanto pela satisfação com o conteúdo e qualidade do website, pela satisfação com a página de Facebook, pelo comportamento ético e pela imagem. Por sua vez, as variáveis que melhor explicam o passa a palavra são a satisfação com a organização, a satisfação com a comunicação da organização, a imagem e o comportamento ético. Por fim, os fatores religiosos são os que melhor explicam as práticas de doação e lealdade à organização.
Este estudo contribui, para o aumento do conhecimento na área do terceiro sector e para que a organização tenha uma visão global da satisfação dos seus conhecedores, o que permite que repense e redireccione a sua presença online, de modo a beneficiar destes meios visando garantir a sua sustentabilidade.
en
The presented study tried to establish an approach to the third sector. The presented study aims to understand how satisfaction with the website and Facebook page of NGO, more specifically, the Association Leigos para o Desenvolvimento, can motivate donors or potential private donors to donate money or time to the organization.
Based on a global sample of 204 respondents, we used the descriptive analysis, multiple regression models and decision trees. Data collection was performed with a questionnaire prepared specifically for this purpose. The results show that the ones who know Leigos para o Desenvolvimento are satisfied with the online presence of the organization as well as with the organization. The satisfaction with the organization is influenced by satisfaction with the content and quality of the website, the satisfaction with the Facebook page, ethical behavior and image. In its turn, the variations that best explain the mouth-to-mouth are the satisfaction with the organization, the satisfaction with the communication of the organization, image and ethical behavior. Finally, religious factors are the ones that best explain the donation practices and loyalty to the organization.
This Study contributes for the increasing of the knowledge in the area of the third sector and in order to the organization has a global view of the satisfaction of the ones who know it. Therefore, the study helps to rethink and redirect its online presence so it can beneficiate from there means and guarantee its sustainability.